22 de setembro, de 2020 | 09:00

Partidos e coligações devem registrar candidaturas até o dia 26

Agência Brasil/Arquivo
Datas que regem o processo eleitoral estão previstas em calendário, que culmina na votaçãoDatas que regem o processo eleitoral estão previstas em calendário, que culmina na votação

Após o período de convenções partidárias, encerrado no dia 16 de setembro, as legendas devem enviar à Justiça Eleitoral os nomes que disputarão o pleito municipal. A data limite para que isso ocorra é até o dia 26 (próximo sábado), quando os partidos e as coligações deverão apresentar, até às 19h, o requerimento de registro de seus candidatos a prefeito e vereadores, sendo possível a transmissão via internet até às 8h. No Vale do Aço, poucos nomes constam no sistema, em razão das negociações que ainda ocorrem para definição dos vice-prefeitos nas chapas.

Apesar de o fim do prazo ser o dia 26, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recomenda que os pedidos sejam enviados o quanto antes pelo sistema CANDex, evitando-se, assim, eventuais dificuldades de acesso à plataforma na reta final e necessidade de ir ao cartório no último dia. Se for necessário o atendimento presencial, o interessado deverá agendar previamente o comparecimento a um cartório.

Em Timóteo, apenas Jenifer Graciele Rodrigues (PT) enviou seu nome à Justiça Eleitoral. Em Açucena Glauco, Siman (SD), Jansen Siman (MDB) e Raulisson Morais, o Nem do Duta (PSD). No município de Antônio Dias, Benedito de Assis Lima, Ditinho (PSD), registrou sua candidatura. Já em Belo Oriente o atual prefeito Hamilton Romulo de Menezes (PSDB) também oficializou sua candidatura. Ipatinga, com Diego Arthur (PCB), Santana do Paraíso, com Bruno Morato (Avante) e Ipaba, com José Vieira de Almeida (DEM), foram os outros candidatos que formalizaram sua intenção em disputar o pleito de 15 de novembro.

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. Basta acessar o sistema DivulgaCand, que também está disponível no site do TRE. Dentro da ferramenta, a página de cada candidato apresentará os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito), número do processo de registro de candidatura no PJE, lista de bens declarados e informações sobre os recursos arrecadados e despesas realizadas na campanha. À medida que os processos de registro forem julgados pelos juízes eleitorais, o sistema mostrará se o pedido foi deferido ou indeferido.

Convenções

Apesar de não constarem no sistema da Justiça Eleitoral, outros nomes foram anunciados pelas siglas na região, após a realização de suas plenárias. Em Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), Jadson Heleno (DEM), Rair Anício (PSTU), Robinson Ayres (Psol), João Magno (PT), Nilson Pereira (Patriota), Nardyello Rocha (Cidadania), Juliano Nogueira (PTB) e o já candidato, com registro, Diego Arthur.

Em Coronel Fabriciano as convenções definiram por Marcos Vinicius (PSDB), Ézio Silva (Patriotas), Marcos da Luz (PT), Gregório da Retífica (PTB), Dionísio (MDB), Terezinha Elói (Rede). Timóteo tem Douglas Willkys (PSB), Renato Martins (MDB), Jenifer Graciele e Guilherme Salgado (Psol). Em Paraíso, além de Bruno Morato, Cláudia Lage (PSD), Ednei Moreira (Democracia Cristã), Anézio Ribeiro (PT) e Luzia de Melo (MDB). Ipaba tem, além de Zé Vieira, Juninho da Saúde (PSC) como nome divulgado em convenção e que foram enviados ou apurados pelo Diário do Aço, ao longo dos últimos dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário