22 de setembro, de 2020 | 10:00

Primavera será marcada por calor no Vale do Aço, afirma meteorologista

Alex Ferreira
A previsão no Vale do Aço durante a Primavera é de muito sol e calor A previsão no Vale do Aço durante a Primavera é de muito sol e calor

O Inverno termina nesta terça-feira (22), às 10h31, quando terá início a Primavera, estação normalmente marcada pela temporada de chuva, que estende também pelo Verão. Vale ressaltar que a Primavera irá durar até o dia 21 de dezembro deste ano, período em que ocorre a floração de diversas espécies de plantas.

Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, a frente fria que chegou a Minas Gerais no domingo (20) trouxe chuva nesta segunda-feira (21) para as regiões Oeste, Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. “Nesta terça-feira, início da Primavera, essa frente fria vai avançar para região Leste, principalmente para o Vale do Aço, mas somente com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva isolada à tarde. Esse sistema frontal está chegando com fraca intensidade e vai entrar em dissipação a partir de quinta-feira (24)”, afirmou.

Previsão

O meteorologista também informou que a previsão para o Vale do Aço durante a Primavera é de muito sol e calor, principalmente nos meses de outubro e novembro. “A região do Vale do Aço terá temperaturas ligeiramente acima da média histórica e vamos ter mais chuvas isoladas. As chuvas significativas deverão acontecer a partir do mês de dezembro, portanto, dezembro e janeiro deverão ser bastante chuvosos em todo Vale do Aço”, explicou.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva forte e volumosa em quatro estados do Sudeste (SP, RJ, MG e ES) e ressaca e mar agitado na costa do Sul e Sudeste nesse começo de semana.

A intempérie é atribuída à passagem de uma frente fria de grande intensidade, que poderá provocar temporais sobre áreas dos estados, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias.

O Sul de Minas, Zona da Mata e Leste de Minas deverão ser as regiões mais atingidas no estado. Nesses locais, ocorrem períodos de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios e ventania. Além disso, está prevista queda brusca na temperatura.

Nos últimos oito dias, o Vale do Aço tem experimentado uma onda de calor. O sol tem nascido às 6h e a temperatura atingiu, nesse domingo, a máxima de 36 graus, às 13h45, conforme apurado a reportagem do Diário do Aço.

Sessão virtual

Planetários de todo o país se unirão, nesta terça-feira (22), em uma sessão virtual exclusiva que marcará a chegada da Primavera. A transmissão será pelo Youtube e, após a exibição de vídeo editado especialmente para esta apresentação, astrônomos e especialistas responderão perguntas e explicarão o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da Primavera.

A sessão começa às 10h, no horário de Brasília. A exibição dura 30 minutos, terminando exatamente no horário que marca o início da primavera, às 10h31. A conversa segue até às 11h. A exibição poderá ser acessada gratuitamente pelo endereço www.youtube.com/c/associacaobrasileiradeplanetarios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário