Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de setembro, de 2020 | 09:36

Usina de biogás já gera energia elétrica em Santana do Paraíso

Divulgação
Usina com capacidade para gerar 1MW de energia já funciona junto ao terro sanitário em Santana do ParaísoUsina com capacidade para gerar 1MW de energia já funciona junto ao terro sanitário em Santana do Paraíso

Já está em operação no município de Santana do Paraíso, uma usina de biogás no modelo de Geração Distribuída (GD), usado para referenciar a energia gerada por meio de fonte renovável de pequeno porte, próxima do local de consumo.

Instalada e operada pela ENC Energy Brasil, a usina contou com investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões e, nessa primeira fase, tem um motor com capacidade de geração de 1MW, localizado no aterro sanitário Vale do Aço. A informação é da assessoria de imprensa da ENC, segundo a qual, foram gerados 30 empregos indiretos e dois empregos diretos.

A energia é gerada a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico depositado no aterro sanitário e operado pela Vital Engenharia. O biogás é uma mistura de gás metano e gás carbônico, gerado a partir da decomposição dos resíduos orgânicos na ausência do oxigênio.

“Transformar esse gás em energia é um grande benefício para o meio ambiente, pois o metano causa um impacto 25 vezes maior no aquecimento global do que o gás carbônico queimado no processo de geração de energia elétrica. O processo de transformação do gás em energia também reduz o odor do metano nas proximidades. Além desses benefícios, a queima e a geração de energia a partir do biogás geram créditos de carbono que podem ser vendidos para empresas comprometidas com o meio ambiente e interessadas em reduzir suas emissões de carbono”, detalha a assessoria da ENC.

Ainda conforme a nota, a usina já está em funcionamento e sua a gestão comercial será feita pela Órigo, parceira da ENC Energy em outros empreendimentos, e focará em atender os consumidores de pequeno porte, base da pirâmide social.
Empresa responsável tem proposta para ampliar a produção em mais 1MW na usina em Santana do ParaísoEmpresa responsável tem proposta para ampliar a produção em mais 1MW na usina em Santana do Paraíso

“Já estamos investindo no mercado de Geração Distribuída em todo o país, e agora é uma satisfação iniciar a operação em Minas Gerais, ajudando os consumidores a terem acesso à uma energia limpa” ressalta Igor Urasaki, Diretor Comercial da ENC Energy Brasil.

“É com grande satisfação que iniciamos esta parceria com a ENC em Minas Gerais para ajudar a levar ainda mais energia limpa para os consumidores de menor porte, que mais precisam de economia”, afirma Rodolfo Molinari, Diretor Geral da Órigo

Ainda conforme a empresa, está programado o desenvolvimento de uma segunda etapa do empreendimento, com acionamento de mais um motor de 1 MW, em 2021.

A ENC Energy mantém contratos com aterros sanitários privados, devidamente licenciados pela legislação ambiental brasileira.

Conforme a empresa, a experiência da ENC Energy com esse modelo de geração de energia mostra que o Brasil tem grande potencial para expansão da tecnologia de biogás. “As fontes renováveis já são uma fatia importante da matriz energética brasileira. A tendência é que isso cresça, pois a forma como o lixo é armazenado no Brasil permite que o biogás seja amplamente explorado. Ou seja, além dos benefícios ambientais, o impacto social positivo que essa cadeia gera é enorme”, afirma Carla Bernardes, Diretora Financeira da Companhia.

Criada em 2012, a subsidiária brasileira da ENC Energy tem como acionistas a empresa portuguesa ENC Energy e o fundo GEF Capital Partners. A empresa já atua no Maranhão, no Rio de Janeiro, no Paraná, em São Paulo, em Pernambuco, além de Minas Gerais onde a empresa já possui uma usina de 4,3 MW em Juiz de Fora desde 2013.

A Órigo Energia é uma das companhias pioneiras do setor no Brasil, em atividade desde 2010. Seu objetivo é ampliar a geração de energia renovável no país, como foco em prover soluções para clientes de pequeno porte, na base da pirâmide social.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Telma

23 de setembro, 2020 | 07:56

“Há muitos anos o aterro sanitário de Santana do Paraíso gera metano, ainda bem que agora tem o aproveitamento desse gás.”

Leste Minas Energia Solar

21 de setembro, 2020 | 22:56

“ótima notícia.

O vale do aço precisa de iniciativas assim.”

Rodrigo Silva

21 de setembro, 2020 | 19:14

“Em tempos de queimadas, e destruição do meio ambiente. Aparecem notícias como esta. Empresas comprometidas com a preservação da vida no planeta. Parabéns por está inciativa, e por terem escolhido a minha cidade pra sediar este projeto tão importante pra vida na terra.”

Envie seu Comentário