20 de setembro, de 2020 | 10:59

De Antunes Filho a Esther Góes

Teatro de qualidade em meio virtual, através da série #EmCasaComSesc

O Sesc São Paulo promove a série Teatro #EmCasaComSesc, levando ao ar diferentes trabalhos cênicos diretamente da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, às 21h30.

Divulgação/ACS SescSP
Luiz Päetow dá vida às pesquisas cênicas do diretor Antunes FilhoLuiz Päetow dá vida às pesquisas cênicas do diretor Antunes Filho
Neste domingo (20), o inédito Antunes Filho : $odoma G/omorra, concebido e dirigido por Luiz Päetow, será apresentado em formato de vídeo pré-gravado (não será ao vivo). A montagem, que faria parte do 29º Festival de Curitiba em abril, cancelado em razão da pandemia, volta agora como uma ação do Festival em parceria com o #EmCasaComSesc.

Transcendendo as molduras tradicionais do teatro, reinventado em contexto ainda mais apocalíptico, o vídeo é construído a partir das pesquisas cênicas do diretor Antunes Filho (1929-2019), que por 37 anos comandou o Centro de Pesquisa Teatral CPT_SESC, fundado em 1982.

Päetow cria, a partir da obra inacabada, vídeos-montagem que exploram os alicerces da gramática teatral e une reflexão e catarse, em sintonia com os tempos pandêmicos atuais. O vídeo conta com as participações virtuais de Matheus Nachtergaele, Grace Passô, Christian Malheiros, Elisa Ohtake e Jê Oliveira, entre outros. Classificação: 16 anos.

Felipe Roseno/Divulgação/ACS SescSP
A atriz Mel Lisboa interpreta a história de Madame BlavatskyA atriz Mel Lisboa interpreta a história de Madame Blavatsky
Na segunda-feira (21), a atriz Mel Lisboa apresentará Madame Blavatsky, escrita por Cláudia Barral e dirigida por Márcio Macena. A peça traz a história de Helena Petrovna Blavatsky (1831-91), escritora e médium russa do século XIX, fundadora da Sociedade Teosófica, que pretendia difundir uma filosofia ligada à comprovação científica do misticismo.

No espetáculo, Helena reencarna no corpo de uma atriz/médium, revisita sua história e esclarece alguns pontos controversos da sua biografia. O espetáculo permite, assim, discutir os limites entre realidade e ficção, verdade e fingimento, pontos importantes no teatro e no misticismo.

Mel Lisboa, atriz nascida em Porto Alegre e radicada em São Paulo, é conhecida por personagens marcantes na TV, teatro e cinema, e trabalhou com importantes diretores teatrais, como Gabriel Villela. É uma das protagonistas de "Coisa Mais Linda", série original da Netflix, lançada em 2019. Classificação: 12 anos.

Renato Mangolin/Divulgação/ACS SescSP
Michael Blois fala do desejo, a partir de um idoso e uma cadeiranteMichael Blois fala do desejo, a partir de um idoso e uma cadeirante
Com atuação de Michael Blois, o espetáculo Euforia (indicado aos prêmios "Cesgranrio" e "Botequim Cultural" de melhor ator e melhor texto de 2017) será exibido na quarta-feira (23). Dividida em dois solos, a peça trata do desejo, a partir do desabafo de personagens que são olhados como seres assexuados: um idoso e uma cadeirante.

O primeiro solo conta a trajetória do octogenário Lauro, que, ao se mudar para um asilo, decide esconder sua homossexualidade com medo de ser discriminado por seu cuidador.

O segundo traz a trajetória de Maria, jovem de 20 anos que, após sofrer um acidente de carro, fica paraplégica e tem dificuldades para se adaptar a um mundo hostil à sua nova condição - inclusive no desejo. O espetáculo foi escrito por Julia Spadaccini e tem direção de Victor Garcia Peralta. Classificação: 14 anos.

João Caldas/Divulgação/ACS SescSP
Eva Vilma canta na companhia do filho, o violonista John Herbert Jr.Eva Vilma canta na companhia do filho, o violonista John Herbert Jr.
Em Eva a Live, na sexta-feira (25), Eva Wilma vai apresentar canções do espetáculo musical "Casos e Canções". Acompanhada pelo filho, o cantor, compositor e violonista John Herbert Jr., a atriz traz o repertório do musical que resgata as canções de sua adolescência e dos seus 66 anos de carreira de sucesso no teatro, cinema e TV.

Ela presta, ainda, uma homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos (1935-99), que completaria 85 anos no dia 29, com a leitura do texto "O Ator". A live começa com as imagens da abertura da novela Mulheres de Areia, de 1973, com a banda tocando o tema ao vivo. Classificação livre.

Gal Oppido/Divulgação/ACS SescSP
Esther Góes mostra As Mulheres e Aristófanes, com o filho Ariel BorghiEsther Góes mostra As Mulheres e Aristófanes, com o filho Ariel Borghi
No domingo (27), Esther Góes apresentará As Mulheres e Aristófanes, com direção de Marcio Aurelio e participação de seu filho, Ariel Borghi. Para criar o espetáculo, a dupla partiu de trechos das peças do dramaturgo grego Aristófanes (447 a.C. - 386 a.C.) que tratam das mulheres.

Em cena, o confinamento das mulheres no lar, na antiga Grécia, parece o confinamento da atual pandemia. Os atualíssimos textos de Aristófanes ilustram a necessidade de sair de casa e o desejo de igualdade entre homens e mulheres, ontem e hoje. A direção é de Marcio Aurelio, com assistência de direção de Paulo Marcello. Classificação: 14 anos.

AGENDA:
Domingo (2) - Luiz Päetow, em Antunes Filho : $odoma G/omorra
Segunda-feira (21) - Mel Lisboa, em Madame Blavatsky
Quarta-feira (23) - Michel Blois, em Euforia
Sexta-feira (26) - Eva Wilma, em Eva a Live. Com John Herbert Jr.
Domingo (27) - Esther Góes, em As Mulheres e Aristófanes. Com Ariel Borghi.
Saiba mais em Sesc Digital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário