Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de setembro, de 2020 | 16:21

Obras do bloco cirúrgico do Hospital Municipal começam na próxima semana

Divulgação
 Previsão da empresa vencedora da licitação é de que na quarta-feira (23) sejam iniciados os trabalhos para implantação da nova unidade do HMEM Previsão da empresa vencedora da licitação é de que na quarta-feira (23) sejam iniciados os trabalhos para implantação da nova unidade do HMEM

Está previsto para a próxima segunda-feira (21) o ato de assinatura do contrato com a empresa que venceu a licitação para execução das obras do bloco cirúrgico do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), de Ipatinga. Os serviços começam dois dias após a cerimônia simbólica, conforme as autoridades da área de saúde.

De acordo com as informações da empresa que venceu a licitação, o prazo para conclusão e entrega da obra para a comunidade é de 120 dias.

Na quinta-feira (17), foi publicado no Diário Oficial do município o Termo de Homologação e Adjudicação, de número 014/2020, com o nome da empresa ganhadora do processo de concorrência para execução da obra.

Projeto

Conforme o projeto, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, com área total de 518,14 metros quadrados, terá quatro salas, sendo três para cirurgias de médio porte e uma para grandes intervenções. Vinte cirurgias eletivas e de urgência poderão ser realizadas diariamente. A média mensal é de 400 cirurgias eletivas.

Foi projetada também no Centro Cirúrgico uma ala para recuperação anestésica, que terá seis leitos, além de uma entrada separada para pacientes egressos das cirurgias, vestiários para funcionários e pessoas atendidas.

O Centro Cirúrgico terá, ainda, entre outras instalações, uma rouparia, farmácia satélite, salas de material de esterilização, de coordenação, de estar para funcionários, de marcação de cirurgias, de guarda de equipamentos, copa, utilidades, roupa suja, admissão e espera.

A secretária de Saúde do município, Érica Dias, lembra que “hoje temos uma fila de 1.500 pessoas aguardando para realizar cirurgias eletivas, o que significa que num período de quatro meses, após a implantação do bloco, poderemos zerá-la”.

Investimentos e economia

Para a construção do Bloco Cirúrgico, a administração municipal fará um investimento de quase R$ 3 milhões na parte estrutural, sem contar os equipamentos, com custo avaliado em quase R$ 2,5 milhões e cujas aquisições já foram realizadas.

“A construção do Centro Cirúrgico também traz uma economia significativa para os cofres públicos, uma vez que, na ausência de um atendimento próprio, Ipatinga acaba dependendo da compra de procedimentos em outras cidades”, salienta a secretária Érica Dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário