19 de setembro, de 2020 | 08:00

Mesmo condenado, Zé Vieira pretende disputar eleição em Ipaba

Ex-prefeito teve contra si penas de reclusão em regime semiaberto e de direitos políticos suspensos; decisões foram confirmadas pelo STJ

Arquivo DA
Eleições no dia 15 de novembro vão definir novo prefeito do municípioEleições no dia 15 de novembro vão definir novo prefeito do município

O ex-prefeito de Ipaba, José Vieira de Almeida, o Zé Vieira (DEM), pode polemizar e levar aos tribunais o processo eleitoral no município. Isso porque, mesmo com direitos políticos suspensos e condenação à prisão, ele enviou à Justiça Eleitoral seu pedido de registro de candidatura a prefeito, para o pleito de 15 de novembro. 

Zé Vieira foi condenado a dois anos de reclusão, em regime inicial de pena semiaberto. A decisão foi proferida pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipatinga, José Maria Moraes Pataro, no mês de maio, e só veio à tona agora em razão da apresentação da certidão criminal, obrigatória no registro de candidatura.

Ação Civil Pública

Contra o ex-prefeito pesa o fato de ter utilizado advogados públicos para defesa particular. Conforme apurado pelo Diário do Aço, o conjunto dos fatores deverá torná-lo inapto ao pleito deste ano, não em razão da condenação à prisão, mas pela consolidação dos fatos. O processo principal que tramitou na Comarca de Ipatinga é uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, porque Zé Vieira teria pagado, com recursos públicos do município de Ipaba, advogados para patrocinar sua defesa pessoal em outra demanda judicial.

A decisão foi proferida pelo então juiz de Direito da Comarca de Ipatinga, Fábio Torres de Sousa. Pela sentença, foi relatado que “o réu José deixou de despender recursos próprios com a contratação de advogado, trazendo ao ente público prejuízo, na medida em que os advogados tinham seu tempo remunerado pelo erário, dedicado para um serviço de interesse privado, condenando o requerido nas sanções da Lei de Improbidade Administrativa”.

Esta decisão foi confirmada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e também pelo Superior Tribunal de Justiça, mantendo a suspensão dos direitos políticos, decretada pelo TJMG, o que deverá gerar impedimento a sua candidatura a prefeito nas eleições de 2020, conforme pleiteia.

''Estou tranquilo''

Procurado, Zé Vieira disse que a condenação à prisão não atrapalha suas pretensões políticas para 2020. “Na verdade não atrapalha, estamos aguardando o registro por parte da Justiça Eleitoral, isso deve ocorrer até o dia 26. Por enquanto não é uma decisão definitiva e estou tranquilo”, afirmou. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Nilson Moreira

20 de setembro, 2020 | 07:01

“Muito bem colocado este comentário, cidade hiper atrazada, política de favores, sou ipabensse e vejo como é pois já fui vítima do sistema, o povo tem os governantes que merecem, fazer o que?”

José Nilson Moreira

20 de setembro, 2020 | 06:56

“Muito bem colocado este comentário, cidade hiper atrazada, política de favores, sou ipabensse e vejo como é pois já fui vítima do sistema, o povo tem os governantes que merecem, fazer o que?”

Madmax

19 de setembro, 2020 | 11:52

“Não sei o que é pior, José Vieira candidatar ou os eleitores que sao funcionários concorrente mostrar para os Ipabenses que eles estão errado em votar nele, que deveriam, sim, votar no concorrente para que seus empregos seja garantido.Às vezes me pergunto, como posso querer uma melhora para cidade, se eu mesmo só penso em mim mesmo, o resto que se dane.Prefeito bom, é aquele que se preocupa com desenvolvimento da cidade, não em atrasar mais a cidade, apesar que os próprios Ipabenses preferem assim, seres atrasados culturalmente.Prefeito bom é aquele procura uma política do preparo é esforço por meio de concursos públicos, não aquele que prefere a velha política da troca de emprego por votos é apoio de sanguessugas.”

Calango do Nordeste

19 de setembro, 2020 | 08:37

“Ipaba nunca será uma cidade séria.Por causa dos eleitores burros avarentos que só pensa em si mesmo.O que se pode falar do Zé Vieira é um prefeito de pouco QI, que não mudará nada cidade, se à cidade hoje é pequena, tenha suas dúvidas limitadas, ele tem um dedo de culpa.O outro adversário não passará de um novo Marquinho, vejo os bobos da cortes, pulando e gritando eufórico, até entendo suas posições, se não fizer isso não tem seus empregos garantido.Resumindo, isso nunca vai acabar, pra falar verdade não sei qual será o menos pior.Tá muito difícil essa eleição.”

Envie seu Comentário