Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de setembro, de 2020 | 08:21

Filmes para todos os gostos e estilos

Sesc São Paulo leva séries e eventos cinematográficos à casa do público

A série Cinema #EmCasaComSesc, do Sesc São Paulo, segue oferecendo ao público, gratuitamente, todas as quintas-feiras, filmes para serem assistidos via streaming pela plataforma do Sesc Digital.

Nesta semana, além das estreias, a série exibe um novo longa da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa e um título do Cine África, além de um curta-metragem. A série ainda abre os últimos dias para ver os filmes selecionados no 46º Festival Sesc Melhores Filmes .

Divulgação/ACS SescSP
Cena do filme macedônio ?Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia?Cena do filme macedônio ?Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia?
Uma das estreias da semana é o premiado "Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia", (Macedônia, 2019), da diretora Teona Strugar Mitevska, que denuncia o machismo e conservadorismo existente na sociedade e na igreja.

Inspirado em um evento verídico, uma tradição local reservada apenas aos homens, quando uma cruz é atirada dentro de um rio e aquele que conseguir resgatá-la terá um ano inteiro de sorte e prosperidade, o filme conta a história de Petúnia, que mergulha na água e consegue agarrar a cruz antes dos outros.

Todo o inferno se abre, mas Petúnia mantém o seu chão, pois ela ganhou a cruz e não vai desistir. A classificação indicativa é de 14 anos. O longa foi indicado ao Urso de Ouro e Vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Ecumênico e pelo Sindicato no Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Berlinale, em 2019.

Divulgação/ACS SescSP
As atrizes Kim Min-hee e Isabelle Huppert, em ‘A câmara de Claire’As atrizes Kim Min-hee e Isabelle Huppert, em ‘A câmara de Claire’
"A Câmera de Claire", do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, traz a personagem Manhee (Kim Min-hee), uma agente de filmes, e Claire (Isabelle Huppert), uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com a sua máquina polaroid.

As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados. A classificação do filme é de 12 anos.

Divulgação/ACS SescSP
Por meio do olhar de um menino enxergamos o mundo nebuloso dos adultosPor meio do olhar de um menino enxergamos o mundo nebuloso dos adultos
O Cinema #EmCasaComSesc estreia também o longa-metragem nacional "Mutum", de Sandra Kogut. Mutum é o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e não é um menino como os outros: é por meio do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violência e silêncios.

Divulgação/ACS SescSP
Na animação infantil ‘Uma raposa má’, uma raposa pensa ser uma galinhaNa animação infantil ‘Uma raposa má’, uma raposa pensa ser uma galinha
Outro destaque é a animação francesa "A Raposa Má", de Benjamim Renner e Patrick Imbert, que mostra a vida no campo e vários animais inusitados, como uma raposa que pensa ser uma galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer substituir o Papai Noel. O longa ganhou o Prêmio César de Melhor Filme de Animação, em 2018. A classificação é livre.

Outra estreia da semana é o curta-metragem brasileiro "Entremarés", de Anna Andrade, documentário que mostra a vida das mulheres que compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca, e a Ilha de Deus. A classificação indicativa também é livre.

Cine África
O projeto Cine África, com filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão, exibe esta semana o longa-metragem "O Enredo de Aristóteles", de Jean-Pierre Bekolo.

Divulgação/ACS SescSP
Da África, Da África, "O Enredo de Aristóteles", de Jean-Pierre Bekolo (Camarões)
Em uma cidade africana, uma gangue de jovens circula pelo Cinema África, onde se encontram para assistir filmes de ação estadunidenses. Um dia, um cineasta entusiasta entra em cena e, com a ajuda oficial do governo, tenta exibir mais filmes nacionais e africanos.

Quando fica claro que dificilmente vai conseguir qualquer apoio e aqueles jovens vão sabotá-lo, ele se torna um vigilante da cultura cinematográfica local. A classificação indicativa é livre.

Mostra Mundo Árabe
Esta semana, a Mostra Mundo Árabe mostra Selves and Others - Um Retrato de Edward Said, de Emmanuel Hamon, documentário sobre Edward Said, que aborda a doença, teorias e posição na causa palestina. Intelectual contemporâneo da América e importante porta-voz da causa palestina nos Estados Unidos, Said morreu em setembro de 2003, aos 67 anos.

Divulgação/ACS SescSP
Cena de Selves and Others - Um Retrato de Edward Said, de Emmanuel HamonCena de Selves and Others - Um Retrato de Edward Said, de Emmanuel Hamon
Pouco antes de sua morte, uma equipe de filmagem francesa passou várias semanas com ele e sua família, resultando em um documentário intimista que oferece um vislumbre de algumas das reflexões finais de Said sobre os temas que dominaram sua obra. A classificação indicativa é livre.

46º Festival Sesc Melhores Filmes
E o 46º Festival Sesc Melhores Filmes está chegando ao fim. Para esta edição especial online, o CineSesc disponibilizou um recorte com alguns dos filmes mais votados pelo público e pela crítica que estariam na programação da edição presencial do Melhores.

O público pode ver e rever gratuitamente até domingo, dia 20 de setembro, o filme polonês "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski, o dinamarquês "Rainha de Copas", de May el-Toukhy, o sueco "Border", de Ali Abbasi, e "Cine São Paulo", de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli. É só acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa.
Saiba mais em https://www.sescsp.org.br/sescdigital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário