16 de setembro, de 2020 | 15:12

Pode faltar plástico no mercado, alerta Simplast-MG

Divulgação
Escassez de matéria-prima e aumento do valor de venda acionaram sinal vermelho na indústria de transformação do plástico Escassez de matéria-prima e aumento do valor de venda acionaram sinal vermelho na indústria de transformação do plástico

É quase impensável um mundo moderno sem o plástico. Ele está presente em quase tudo em nosso dia a dia, peças de carro, eletrônicos, produtos médico-hospitalar e da construção civil. Nos últimos anos, o setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, devido a características como transparência, resistência e leveza. Entretanto, apesar da importância do produto para a economia e de ser essencial para a manutenção do “jeito contemporâneo de viver”, o plástico pode faltar no mercado.

O alerta vem do Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado de Minas Gerais (Simplast -MG). Segundo a entidade, para a fabricação do produto, as indústrias do setor utilizam como matérias-primas resinas plásticas como o polietileno, polipropileno e PVC. No Brasil, esses produtos são fornecidos unicamente pela Braskem, empresa brasileira do ramo petroquímico, que produz resinas termoplásticas.

Devido à crise causada pela pandemia, muitas plantas petroquímicas do mundo entraram em contingenciamento, algumas chegando a paralisar completamente, acarretando na diminuição da produção das resinas utilizadas para a fabricação do plástico e um desequilíbrio no mercado. Além disso, devido às medidas de isolamento social, a utilização de embalagens plásticas aumentaram, alavancando as demandas por produtos e elevando os preços das matérias-primas.

Para Ivana Serpa Braga, presidente do Simplast-MG, as indústrias do setor se encontram em um beco sem saída. “Não temos outras alternativas, as indústrias ficam sujeitas às políticas de preço e distribuição de um único fornecedor”, afirma, comentando que os reajustes dos preços em 2020 já ultrapassaram o patamar de 30%.

Segundo a gestora, se a alta dos preços continuar, toda a cadeia da indústria sofrerá as consequências. "A alta dos preços das resinas plásticas aliada à escassez, já prejudica vários segmentos que estão limitando as entregas e rejeitando pedidos”, esclarece Braga. Também pode forçar as empresas do setor a repassarem a elevação de preços para os consumidores e, em um cenário mais pessimista, causar o desabastecimento de itens produzidos com plástico.

“Uma vez que não existe outro material que substitua as resinas plásticas com o mesmo nível de segurança e com um custo razoável, pode ocorrer o desabastecimento de matérias-primas nas empresas do setor, o que pode causar a ruptura no envase produtos essenciais, como alimentos e medicamentos”, alerta a presidente do Simplast-MG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Isabel

22 de setembro, 2020 | 12:05

“Somos fabricantes de peças automotivas e já estamos sofrendo com a escassez do PVC , com lead time de 30 dias, altos reajustes a cada novo pedido.”

Gustavo

18 de setembro, 2020 | 08:56

“Esse é o mundo capitalista, aumenta o consumo, aumenta o preço, o empresario sempre querendo tirar vantagem em tudo.”

Rangel Lopes

18 de setembro, 2020 | 05:54

“Lero lero ???”

Martins Assis

17 de setembro, 2020 | 12:05

“Aleluia. O meio ambiente agradece.”

José Hélio Rodrigues

17 de setembro, 2020 | 08:13

“Sou representante e já estamos enfrentando dificuldades na distribuição de produtos plásticos.”

Envie seu Comentário