EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

15 de setembro, de 2020 | 22:20

Convenção do MDB não indica candidato a prefeito em Ipatinga

Presente ao evento, o ex-prefeito Sebastião Quintão afirmou que “Ipatinga precisa de novas lideranças”, deixando subtendido que pode apoiar outra candidatura

Tiago Araújo
Jésus Nascimento, Jadson Heleno e Sebastião Quintão na convenção do MDB de IpatingaJésus Nascimento, Jadson Heleno e Sebastião Quintão na convenção do MDB de Ipatinga

Em convenção partidária realizada na noite de terça-feira (15), o MDB de Ipatinga apresentou os pré-candidatos a vereador que disputarão as eleições municipais no dia 15 de novembro. No evento, não foram definidos os nomes para os cargos de prefeito e vice, porém, o ex-gestor municipal Sebastião Quintão colocou seu nome à disposição para concorrer ao pleito eleitoral e destacou que “Ipatinga precisa de novas lideranças” para crescer. A mesa oficial da convenção teve as presenças do presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno (DEM), do ex-vice-prefeito, Jésus Nascimento (PSDB), dentre outros representantes políticos e de entidades.

Em entrevista ao Diário do Aço, Sebastião Quintão, que já foi prefeito de Ipatinga por três mandatos 2005-2008, 2008-2009 e 2017-2018, sendo que nestes dois últimos períodos foi cassado pela Justiça Eleitoral, afirmou que suas expectativas para as eleições são as melhores possíveis e que está preparado para contribuir com o que for necessário. “Meu nome está à disposição. Não tenho vaidade para ser prefeito. Estou pronto para apoiar e estou aqui para servir à cidade. O grupo da coligação ainda vai se reunir para decidir os nomes para prefeito e vice. Portanto, vamos deixar as coisas se acomodando para ver o que é melhor. Mas temos que lutar pela cidade e fazer o melhor por ela, estando no poder ou não, como sempre fizemos”, destacou.

Especulações
As especulações de bastidores dão conta de que a presença de Jadson ao evento aumentam a possibilidade de receber o apoio do MDB e consequentemente de Quintão à sua candidatura.

Prazo
Terminou nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2020. Já o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral vai até o dia 26 de setembro.

Cassação de Quintão
No dia 1º de março de 2018, os ministros do STF entenderam que é aplicável o prazo de oito anos de inelegibilidade aos condenados pela Justiça Federal por abuso de poder econômico ou político, anteriormente à Lei Complementar 135/2010, conhecida como a Lei da Ficha da Limpa.

Entre os casos estava o ex-prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, que teve condenação no ano de 2008 (o que o fez deixar o cargo de chefe do Executivo em 2009) e foi alvo de processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o questionamento da legalidade do seu registro, após ser eleito em 2016.

No dia 6 de abril de 2018, Quintão afastou-se da função de prefeito para lançar sua pré-candidatura para o Senado, conforme explicou em entrevista à imprensa. Com essa decisão, Jésus Nascimento, que era vice de Quintão, assumiu o cargo. Entretanto, na eventualidade da confirmação da cassação do registro de Sebastião Quintão, o vice também teve que sair do cargo, uma vez que historicamente esse tipo de sentença abrange a chapa inteira e não apenas o titular. Com isso, o então presidente da Câmara, Nardyello Rocha, assumiu de forma interina o cargo de prefeito de Ipatinga, no dia 27 de abril de 2018.



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria Flor

17 de setembro, 2020 | 08:30

“Esses políticos acham que o povo é burro......ninguém ver essas caniças agora é época de aparecer esses urubu
para perturbar a paz da gente affff. Credo na minha casa voam ser recebido a vassourada kkkkkkkk.”

Joao

17 de setembro, 2020 | 08:09

“Tudo safado todos em busca de uma teta”

Antonio Dimas Guedes Otoni

16 de setembro, 2020 | 14:49

“O país está em crise financeira, os estados sem dinheiro, prefeituras falidas, mesmo assim gastam fortunas para ganhar eleição, todos querem ser eleitos, qual o segredo? O que atrai tanta gente para cargos eletivos?”

Ipatinguense

16 de setembro, 2020 | 14:43

“Esse moço do chapéu foi um dos piores prefeitos que ipatinga já teve. A cidade era só buraco e nenhuma obra relevante foi feita em seu governo. Continua Naná! Em time que está ganhando não se mexe”

Shesheu

16 de setembro, 2020 | 12:48

“Prezado HN Muller, vc o pior cego é o que não quer ver! Obras eleitoreira, de final de mandato! Onde está a verba do hospital de campanha? Esqueceu do valor absurdo do nosso IPTU? Todas as cidades prorrogaram o IPTU por causa da pandemia, e o Naná? O estacionamento absurdo de Ipatinga, o faixa azul? Os barraqueiros do Parque Ipanema, esqueceu? As promessas de campanha, nenhuma cumprida, esqueceu? Acorda rapaz, o eleitor não é bobo mais não.”

Tião Aranha

16 de setembro, 2020 | 12:08

“Pelo menos dá bom exemplo: usa máscara e álcool gel.”

Hans Muller

16 de setembro, 2020 | 10:43

“pior cego e o que nao quer ver. nardyello trabalhando muito. ficamos 16 anos sem prefeito. junto com NARDYELLO.”

Robert Simões

16 de setembro, 2020 | 10:09

“Acho engraçado que nesta época aparecem um monte de heróis. Moro perto da Av. Manain e minha rua virou uma boca de fumo. Já falei com o atual prefeito e nada de solução. Além de boca de fumo, a rua Pumborás tem carros subindo na contra mão o tempo todo. Ninguém resolve nada é sempre a mesma coisa, só promessas. É tudo farinha do mesmo saco.”

Joanas

16 de setembro, 2020 | 09:34

“Sao estas criaturas pra nova lideranca .o povo lembra bem quando o sebastiao quintao jogou a taxa de lixo nas alturas nas costas da populacao.Nao e este tipo de lideranca que precisamos .”

Cidadão

16 de setembro, 2020 | 08:55

“Acorda ipatinga! O melhor pra cidade é nardyello de novo. Nunca se viu tanta obra em apenas 2 anos de governo.”

José Raimundo

16 de setembro, 2020 | 08:38

“Velhos figurões da vida política Ipatinguense. Nada mais.”

Pedrin Perito

15 de setembro, 2020 | 23:15

“LIDERANÇA NOVA? ATÉ AÍ TUDO BEM, MAS NÃO É O QUE APARECE NA FOTO, VELHOS CONHECIDOS.....ALIANÇA VICIADA ! no mato sem cachorro.. fica NANA?”

Envie seu Comentário