15 de setembro, de 2020 | 09:04

Irene Ravache em ‘Alma despejada’

Em meio virtual, atriz carioca irá mostrar seu talento ao público do Vale do Aço

Nesta sexta-feira (19), a partir das 20h, a atriz Irene Ravache será a protagonista da Série Espetáculo de Teatro. Com acesso gratuito, a peça “Alma Despejada” será encenada diretamente da casa da atriz, com a transmissão feita ao vivo pelos canais @institutousiminas (facebook) e https://www.youtube.com/c/UsiminasOficial/.

Com texto de Andréa Bassit e direção de Elias Andreato, o enredo da peça foi especialmente escrito para a atriz. A trama conta a história de uma mulher, Teresa, que depois de morta decide visitar pela última vez a casa onde morou.

João Caldas Filho/Divulgação/ACS CCU
Teresa morreu e foi visitar pela última vez a casa onde morouTeresa morreu e foi visitar pela última vez a casa onde morou
De forma poética e muito bem-humorada, ela relembra histórias e pessoas importantes em sua vida. A teatralidade do texto de Andréa Bassitt convida o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente, em sintonia com a sociedade na qual vivemos.

Quem é:
A atriz e diretora Irene Yolanda Ravache Paes de Melo, nascida no Rio de Janeiro em 6 de agosto de 1944, iniciou a carreira artística em 1965, na telenovela Paixão de Outono. No cinema, sua estreia só viria oito anos mais tarde, como Malu, em Geração de Fuga.

A primeira consagração veio em 1975, no papel de Estela, em A Viagem, quando foi eleita Melhor Atriz pelo Troféu APCA. Outra veio logo em seguida, nas telonas, ao interpretar Dona Laura em Lição de Amor, recebendo o prêmio como Melhor Atriz Coadjuvante.

No decorrer da carreira, Irene conquistaria o Troféu APCA por mais três vezes, pelos seus papéis em Sol de Verão (Troféu Imprensa como Melhor Atriz), Éramos Seis e Passione.

Também recebeu indicação ao Troféu Imprensa e o Prêmio Emmy Internacional pelo seu trabalho em Champagne e Eterna Magia. No cinema, foi premiada como Melhor Atriz no Festival de Brasília, pelo longa Que Bom Te Ver Viva, e foi eleita Melhor Atriz Coadjuvante pela obra Amores Possíveis.

Divulgação/ACS CCU
Marina Clara, em Contos Mulheres Fantásticas, com Coco ChanelMarina Clara, em Contos Mulheres Fantásticas, com Coco Chanel
Conto e oficina
A programação do Em Casa com o Instituto desta semana vai disponibilizar mais um vídeo da performance Contos Mulheres Fantásticas, com a atriz Marina Clara, que nesta quarta-feira (16) vai contar a história de Coco Chanel, com textos autorais.

O projeto aborda histórias de vida, aventuras e inventividades de mulheres reais, que podem servir de exemplo e incentivo para outras meninas e mulheres.

Divulgação/ACS CCU
Mariana Isoni ensina a reciclar materiais que usamos no dia a diaMariana Isoni ensina a reciclar materiais que usamos no dia a dia
Na sexta-feira (18), o Em Casa recebe a Oficina Vaso Suspenso, com a artista plástica e arte-educadora Mariana Isoni (SP), que irá ensinar a como fazer a reciclagem de materiais que utilizamos em nosso dia a dia, além de mostrar aos espectadores como reaproveitar e reutilizar objetos que geralmente vão direto para o lixo.

A cada semana, todas as quartas e sextas-feiras, o programa Em Casa com o Instituo Usiminas oferece novas atrações virtuais gratuitas que podem ser acessadas pelas redes sociais da instituição, no Facebook e Instagram.

A Série Espetáculo de Teatro e o projeto Em Casa são realizados pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da empresa siderúrgica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário