14 de setembro, de 2020 | 09:45

Em casa, a boa música brasileira

Artistas de vários estilos continuam se apresentando no Música #EmCasaComSesc

Enquanto a pandemia do novo coronavírus não finda, prosseguem as apresentações de artistas brasileiros na série Música #EmCasaComSesc, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

Stela Handa/Divulgação/ACS SescSP
Nailor Proveta e Alessandro Penezzi reafirmam uma ?Velha Amizade?Nailor Proveta e Alessandro Penezzi reafirmam uma ?Velha Amizade?
A segunda-feira é dia de música instrumental. E nesta segunda (14), o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta apresentará seu trabalho em duo com o virtuoso violonista Alessandro Penezzi, no qual eles interpretam o repertório autoral presente no disco "Velha Amizade", de 2015, além de clássicos do choro e da MPB.

Proveta é um dos mais importantes saxofonistas e clarinetistas nacionais, criador da Banda Mantiqueira, grupo que formou em 1991 e está em plena atividade até hoje.

Penezzi toca praticamente todos os instrumentos de cordas dedilhadas, mas destaca-se especialmente por seu trabalho com o violão de 7 cordas. Amigos e parceiros de som de longa data, Proveta e Penezzi apresentam neste show seus talentos como compositores, instrumentistas e improvisadores.

Daryan Dornelles/Divulgação/ACS SescSP
Hyldon vai apresentar a live ‘Na Rua, na Chuva, na Fazenda e na Sua Casa’Hyldon vai apresentar a live ‘Na Rua, na Chuva, na Fazenda e na Sua Casa’
Na terça-feira (15), Hyldon vai apresentar a live "Na Rua, na Chuva, na Fazenda e na Sua Casa". Acompanhado do seu violão, o cantor interpreta músicas que marcaram sua carreira, desde o primeiro single "Na Rua, na Chuva, na Fazenda" até o recente álbum "SoulSambaRock".

Hyldon promete também pontuar o show com histórias de sua trajetória e executar as composições em parceria com Tim Maia (1942-98), Cassiano, Luiz Melodia (1951-2017), Mano Brown, Arnaldo Antunes, Rappin`Hood e Zeca Baleiro.

Nascido em Salvador (BA), Hyldon é um artista versátil e um hitmaker, além de ser produtor, baixista e guitarrista soul. Com mais de 40 anos de carreira, suas músicas fazem parte do imaginário de várias gerações, seja nas suas gravações originais ou regravações de novos artistas.

Divulgação/ACS SescSP
A cantora Alaíde Costa vai se apresentar acompanhada de piano e violãoA cantora Alaíde Costa vai se apresentar acompanhada de piano e violão
Na quarta-feira (16), acompanhada de piano e violão, a cantora Alaíde Costa fará uma retrospectiva de seu repertório, passando pelos momentos marcantes de sua carreira.

No repertório, "Onde Está Você" (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini), "Me Deixa em Paz" (Monsueto Menezes e Airton Amorim), "Ilusão à Toa" (Johnny Alf), "Estrada do Sertão" (João Pernambuco e Hermínio Bello De Carvalho) e "Retrato em Branco e Preto" (Tom Jobim e Chico Buarque).

Alaíde começou a cantar aos 16 anos, no programa de calouros de Ary Barroso (1903-1964), e na década de 1960 se aproximou dos músicos do movimento bossa nova. Com voz suave, segura e de grande domínio técnico, a emissão delicada dispensa o uso de vibratos. Os músicos Giba Estebez e Vitor Alcântara vão acompanhar a artista.

Na quinta-feira (17), somente com voz e violão, Carlinhos Vergueiro vai mostrar as canções do novo álbum "Tô Aí", 23º em 45 anos de carreira, além de outras que marcaram sua trajetória, passando pela bossa nova, valsas e boleros e desembocando no samba, ritmo que mais o acompanhou ao longo da vida e que acabou por consagrá-lo.

O cantor e compositor iniciou a carreira em 1973 e tem parcerias com Vinícius de Moraes (1913-80), Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, João Nogueira (1941-2000), Francis Hime, Eduardo Gudin, Toquinho, Arlindo Cruz, Aldir Blanc (1946-2020) e Paulinho da Viola, entre outros, e mais de 150 músicas gravadas.

Divulgação/ACS SescSP
o show de Drik Barbosa vai abrir o Festival Favela em Casa São Pauloo show de Drik Barbosa vai abrir o Festival Favela em Casa São Paulo
Na sexta-feira (18), o Música #EmCasaComSesc receberá o show de Drik Barbosa, abrindo o Festival Favela em Casa - SP, que reúne pensadores, artistas independentes e periféricos da Grande São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

Este ano o festival será uma maratona online e gratuita, com mais de 30 apresentações de música, dança, teatro, cinema e literatura, entremeadas por conversas sobre a cultura, o legado e as perspectivas para a arte das periferias.

Drik Barbosa cantará músicas do seu disco de estreia, lançado em 2019, no qual traz as lembranças e vivências de uma mulher negra no Brasil. Sua música é considerada pop e faz reverência ao rap, levando o gênero em que se destacou para além do seu próprio meio.

Chico Salles/Divulgação/ACS SescSP
Paulinho Boca de Cantor: sucessos dos Novos Baianos e da carreira-soloPaulinho Boca de Cantor: sucessos dos Novos Baianos e da carreira-solo
No sábado (19), Paulinho Boca de Cantor vai cantar sucessos dos Novos Baianos e da sua carreira-solo, e contar histórias dos mais de 50 anos de estrada na MPB. Humor, swing e bons momentos vividos pelo intérprete e compositor fazem parte da apresentação.

No set list, clássicos como "Dê um rolê", "Preta Pretinha", "Swing do Campo Grande" e "Brasil Pandeiro". Além de se apresentar desde os anos 1960 em shows musicais n o Brasil e no exterior, com os Novos Baianos ou em carreira-solo, Paulinho é produtor cultural e pesquisador.

Leo Aversa/Divulgação/ACS SescSP
Moacyr Luz apresentará um show intimista, no formato voz e violãoMoacyr Luz apresentará um show intimista, no formato voz e violão
E no no domingo (20), o cantor e compositor Moacyr Luz apresentará um show intimista, no formato voz e violão. Direto do seu apartamento, o músico mostrará ao público canções inéditas e parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Joyce, Raimundo Fagner e Aldir Blanc (1946-2020),
conversará com os internautas e contará as histórias de cada composição.

Compositor oficial das escolas de samba Paraíso do Tuiuti e Renascer de Jacarepaguá, Moacyr Luz tem mais de 300 músicas gravadas e é o líder do grupo Samba do Trabalhador, um evento cultural que acontece há 15 anos, todas as segundas-feiras, no Clube Renascença, no bairro de Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro.

AGENDA:
Segunda-feira (14) - Proveta e Penezzi
Terça-feira (15) - Hyldon
Quarta-feira (15) - Alaíde Costa, com Giba Estebez e Vitor Alcântara.
Quinta-feira (17) - Carlinhos Vergueiro
Sexta-feira (18) - Drik Barbosa - Abertura do Festival Favela em Casa
Sábado (19) - Paulinho Boca de Cantor
Domingo (20) - Moacyr Luz
Saiba mais em Sesc Digital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário