Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de setembro, de 2020 | 09:00

O Grande Vizinho

Obra de fotógrafo e artista ipatinguense ganha edição em fotolivro

Rodrigo Zeferino/Divulgação
Você, morador da região do Vale do Aço, não gostaria de poder observar diferentes aspectos da paisagem da cidade de Ipatinga por um ponto de vista bem especial? Então você deve procurar conhecer o fotolivro O Grande Vizinho, de Rodrigo Zeferino.

Durante os anos de 2016 a 2018, o artista visual e repórter fotográfico ipatinguense desenvolveu um ensaio fotográfico intitulado O Grande Vizinho. Nas imagens, ele aborda a peculiaridade da paisagem local, um verdadeiro amálgama de zona urbana com planta industrial.



Rodrigo Zeferino/Divulgação
Em 2017 o projeto recebeu um dos maiores prêmios da fotografia artística brasileira, o Prêmio FCW, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, de São Paulo. A entidade distribui mais de R$ 200 mil entre os três primeiros selecionados, e O Grande Vizinho ficou na 1ª posição.

Para mostrar o trabalho para os seus conterrâneos, Zeferino realizou uma grande exposição no Centro Cultural Usiminas, em 2018, quando foram exibidas ao público 40 fotografias que ocuparam toda a galeria Hideo Kobayashi, além de esculturas e uma videoinstalação.



Rodrigo Zeferino/Divulgação
Em 2019 o trabalho foi novamente reconhecido, dessa vez pelo Prêmio Foto em Pauta, oferecido pelo Festival de Fotografia de Tiradentes (MG). A premiação consiste em financiar todos os custos de produção de um fotolivro, este que já está em circulação.

A publicação, com o selo da editora Tempo d’Imagem, seria lançada na 10ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, que havia sido agendada para março passado.

Rodrigo Zeferino/Divulgação
Contudo, com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de adoção de medidas sanitárias que incluem evitar aglomerações, o evento teve de ser cancelado. Desde então o artista vem fazendo lançamentos virtuais do seu livro.

Quem quiser adquirir um exemplar de O Grande Vizinho, basta fazer contato com Rodrigo Zeferino em suas redes sociais ou pelo telefone (31) 98817-9484, e a entrega do livro será feita em domicílio.

Rodrigo Zeferino/Divulgação
Além disso, os quadros que foram utilizados na exposição também estão à venda, e constituem maravilhosas peças de memória ou decoração de ambientes.

Mais informações podem ser obtidas via instagram, no endereço @rodzefer, ou então no endereço https://www.facebook.com/rodzefer/.

Rodrigo Zeferino/Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário