Usuários de ônibus em Ipatinga reclamam de horários e aguardam por melhorias

Arquivo DA/Foto ilustrativa


Com a pandemia de covid-19, os horários de ônibus foram reduzidos e até o momento não foram restabelecidos totalmente

Com a alteração do funcionamento do comércio de Ipatinga durante a semana, o horário de ônibus foi atualizado para atender a demanda de passageiros na cidade. De acordo com o Decreto Municipal 9.426, as lojas de rua e prestadores de serviço poderão funcionar das 8h30 às 18h30, de segunda-feira a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h. A partir desta semana, os shoppings também voltam a funcionar aos domingos.

O Diário do Aço tem sido procurado por usuários do transporte coletivo em Ipatinga, com constantes reclamações. Muitos não conseguem embarcar, porque ao atingir a lotação prevista, os coletivos não podem mais parar e levar passageiros em pé.

Na manhã deste sábado (12) alguns usuários do serviço opinaram acerca da situação do transporte público, que teve uma redução drástica no quadro de horários nas linhas devido à pandemia de covid-19. O restabelecimento pós-pandemia ainda não atende a necessidade. Para o técnico de informática, Fernando Santana, de 38 anos, que depende de ônibus para ir trabalhar e voltar para casa, os veículos demoram muito para passar nos pontos. “Eu direto estou chegando atrasado ao serviço. Se pudesse melhorar os horários, de modo que tivéssemos mais opções, seria melhor. Aos sábados, demora mais ainda. Durante semana, eu costumo esperar cerca de 30 minutos para que meu ônibus chegue, já aos sábados, demora quase uma hora”, afirmou.

A analista de Marketing, Vitória Cristina, de 18 anos, também reclamou acerca da situação do transporte público. “O horário de ônibus está muito demorado. Não consigo chegar ao serviço no tempo certo. Para chegar dentro do horário ideal, tenho que estar sair de casa muito cedo. Por isso, se melhorasse o horário de ônibus, seria bom, não só para mim, mas para todo mundo que está nessa mesma situação. E com a volta do funcionamento do comércio aos sábados, vai precisar reforçar bem os horários para atender a demanda de passageiros”, opinou.

A aposentada Maria das Graças de Souza, de 61 anos, que utiliza o ônibus para se locomover na cidade, ressaltou que é preciso melhorar o quadro de horários do transporte público. “Atualmente, está muito difícil, a gente fica uma hora ou hora e meia esperando o ônibus. Frequentemente tenho que vir ao Centro de Ipatinga para resolver algumas pendências. Teve um dia na semana passada que eu fiquei uma hora e 20 minutos esperando o ônibus”, afirmou.

Ajustes

O gerente administrativo da Saritur, Anivair Dutra, informou ao Diário do Aço que serão feitos ajustes nos dias úteis devido à alteração no horário de funcionamento do comércio de Ipatinga, assim como foi preciso fazer nas linhas de retorno do Shopping Vale do Aço, que alterou o horário de seu término de atividades de 21h para 20h. “Aos sábados, nós iremos também ajustar as linhas para às 9h e para às 13h. E o novo quadro de horário de ônibus será disponibilizado pelo www.meubuse.com.br.”, afirmou.

Na manhã deste sábado, o Diário do Aço confirmou que o quadro de horários de ônibus já foi atualizado no site www.meubuse.com.br e no aplicativo Meu Buse, porém, a alteração não levou em conta o trabalhador que larga o serviço às 18h no Centro de Ipatinga, já que não há ônibus próximo desse horário.

Passageiros em pé

Um comunicado da Saritur, que circulou nas mídias sociais ontem, também informou que, após a publicação do novo decreto de Ipatinga, está autorizado o transporte de até dez passageiros em pé, aproximadamente, dentro do veículo, dependendo da situação, e desde que as medidas de segurança sejam respeitadas.

Medidas preventivas

Para evitar a transmissão da covid-19, o transporte coletivo segue um protocolo de higienização e controle em Ipatinga. Conforme já divulgado pelo governo municipal, os profissionais do transporte passam por inspeção inicial e, se tiverem com algum sintoma, não podem trabalhar; além de higienização das mãos e do ônibus, que passa por processo de limpeza, seja no fim do dia ou nos intervalos das viagens. Todos os funcionários já receberam máscaras e orientações de utilização e higienização das mãos, segundo informado pela gerência da Saritur.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Adriana Oliveira de Souza Neves 15 de setembro, 2020 | 22:24
Sejamos francos, a verdade é que essa empresa de ônibus já não atende bem a cidade de Ipatinga a muito tempo, a Pandemia tem sido uma desculpa, para o que já não era bom, ficar ainda pior. Eu também sou trabalhadora, que infelizmente depende do ônibus para chegar ao trabalho e estou cada dia mais indignada com a falta de respeito da Autotrans . Agradeço ao Diário do Aço por está matéria, e torço para que alguma coisa melhore.
Camila Ferreira 15 de setembro, 2020 | 13:31
Os horários não atualizaram, a linha 104 só esta tendo dois horários as 7hs20 indo para horto e as 17hs20 voltando para o Veneza. É um desrespeito, a linha C2 que passa na avenida Macapá também os horários estão super reduzidos. Mas bares podem ficar abertos a madrugada toda, pois gera impostos para prefeitura e não tem fiscalização devida.
Jose Soares Couto 14 de setembro, 2020 | 01:07
Desde que começou a pandemia que a autotrans vem tirando proveito da situação. Reduziu drasticamente o número de ônibus em circulação.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO