Inscrições abertas para as Semanas de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste

Divulgação


Evento da instituição será realizado de forma remota

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) abre inscrições para a 21ª Semana de Iniciação Científica e 12ª Semana de Extensão (Sicex). O evento, que será realizado entre os dias 18 e 20 de novembro, em ambiente virtual, tem como tema “O Ensino, a Pesquisa e a Extensão na construção do Humanismo Solidário”.

Segundo a coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Unileste, Gabriela von Rückert, o tema escolhido está em sintonia com a proposta lançada pelo Papa Francisco para a reconstrução do Pacto Educativo Global, com vistas a contribuir na concretização do sonho de um humanismo solidário.

O Pacto propõe a criação de uma aliança universal de cuidado e de respeito, que possibilite a formação de pessoas que promovam o diálogo e que reconstruam as relações fraternas no presente – compreendendo o papel imprescindível da educação como meio de promoção da fraternidade. “Entendemos que são diversas as frentes de trabalho desta empreitada e que o humanismo solidário é construído com base em diversas áreas de conhecimento e atuação”, afirma Gabriela.

Realizado desde 2000, o principal objetivo do evento é possibilitar o intercâmbio de conhecimento ao promover a divulgação de trabalhos acadêmicos (resultados de pesquisas, extensão, trabalhos de conclusão de curso e projetos integradores), articulando a tríade basal do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, a Sicex também busca promover a reflexão, discussão e divulgação de temas atuais e importantes para o processo contínuo de construção e transformação social. A programação desta edição contará com palestras, mesas-redondas, painéis, apresentações culturais, oficinas e minicursos.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e os interessados em participar para apresentação de trabalhos devem se cadastrar até 10 de outubro por meio do site sistemas.unileste.edu.br/sicex. Os membros da comunidade externa que desejam participar como ouvintes também devem efetuar a inscrição até 20 de novembro, enquanto os funcionários e estudantes do Unileste interessados em assistir os eventos não precisarão efetivar a inscrição via Portal.

Prêmio Dom Lelis Lara

A Sicex ainda promove, em sua programação, a 3º edição do Prêmio Dom Lelis Lara. O projeto, que incentiva o desenvolvimento do estudo, da extensão e da pesquisa científica, premia o melhor trabalho inédito de cada categoria apresentado oralmente e que tenha aderência ao tema proposto para a Semana. Em 2020, serão consideradas três subáreas do conhecimento: desenvolvimento socioeconômico; inclusão social e meio ambiente e sustentabilidade.

Os vencedores, nas respectivas categorias, receberão uma medalha alusiva ao ano de apresentação; um certificado de apresentação e de ganho do prêmio e crédito para adquirir um livro na Livraria Leitura Vale do Aço. Para conferir o Edital e se inscrever para concorrer ao Prêmio Dom Lelis Lara, clique aqui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO