Cebus devolve mais um lobo-guará à natureza

Jacinto Lana


A origem e local de soltura não foram divulgados por recomendação dos órgãos ambientais

O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), por meio do Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar, promoveu nesta semana a soltura de mais um lobo-guará. Trata-se de um indivíduo macho, que permaneceu por mais de seis meses em tratamento, recuperando-se de vários ferimentos e de grave anemia. A origem e local de soltura não foram divulgados por recomendação dos órgãos ambientais.

Somente em 2020, o Cebus recebeu quatro lobos, sendo dois devolvidos à natureza. Um deles não resistiu às consequências de atropelamento. Atualmente, outro macho encontra-se em tratamento desde meados de agosto. No Vale do Aço, região de Mata Atlântica, a presença deste animal tem sido uma constante, embora seja de ocorrência no cerrado.

Mais sobre o lobo-guará

O lobo-guará, o maior canídeo da América do Sul, pode atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm de altura. Ele é considerado uma espécie vulnerável em vários estados brasileiros. Seu mais importante papel na natureza é o da dispersão de sementes de frutos silvestres. Também é responsável pelo controle dos roedores presentes entre as 78 espécies de pequenos animais conhecidas que fazem parte da sua alimentação.

As maiores ameaças ao lobo-guará são o fogo, a caça e o desmatamento. Muitos são vítimas dos atropelamentos e outras agressões. Felizmente, por meio do Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar, é possível preservar a vida de grande parte dos lobos vitimados.

Fauna sem lar

O Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar é uma ação conjunta entre o Cebus, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), a Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Promotoria de Meio Ambiente de Ipatinga e a Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Cidadão 11 de setembro, 2020 | 16:34
Parabéns à toda equipe do CEBUS pelo trabalho majestoso e de extrema importância.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO