11 de setembro, de 2020 | 10:55

A vez do Vale do Jequitinhonha

José da Conceição está na programação do ENARTCinho de arte para as crianças

Através do artista José da Conceição, da cidade de Itamarandiba, o Vale do Jequitinhonha será representado na programação do ENARTCinho de arte para as crianças.

José da Conceição, o professor Zezinho, é o criador do vídeo Literatura - Contação de História, que será apresentado ao público no próximo domingo (13), às 16h.

Divulgação/ACS GHD
José da Conceição trabalha como oficial de Justiça em ItamarandibaJosé da Conceição trabalha como oficial de Justiça em Itamarandiba
O artista foi selecionado na convocatória ENARTCinho, entre 12 artistas escolhidos para criarem vídeos com foco no público infantil e para a infância a serem apresentados nos canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam, patrocinadora do projeto através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Pós-graduado em Letras e Literatura, professor e diretor de escola pública durante 20 anos, José da Conceição trabalha como oficial de justiça em Itamarandiba. Atua em diversos projetos sociais, é apaixonado pelas artes e um bom ouvinte dos causos e histórias dos antigos, como ele mesmo diz. Faz trabalhos voluntários na Secretaria de Cultura de Itamarandiba.

O vídeo elaborado por ele conta uma lenda que muitos dizem ter dado origem à história de Itamarandiba. O Monstro da Igreja é a lenda mais importante da cidade, relatada por crianças, adultos e idosos. O objetivo da ação é levar entretenimento, lazer, diversidade cultural e formação a partir da contação de histórias.

Compartilhar causos e histórias, levar cultura e conhecimento a outras pessoas. Chegar às pessoas através da contação de histórias. Mostrar Itamarandiba aos outros através de suas lendas.

Divulgação/ACS GHD
No vídeo, o artista apresenta lendas, histórias e memórias da infânciaNo vídeo, o artista apresenta lendas, histórias e memórias da infância
Outra história que será contada no vídeo será O Menino e o Pássaro, escrita por Rubem Alves, cujo enredo utiliza as memórias de infância do autor para resgatar as histórias contadas por seus avós.

ENARTCi 14ª Edição
O Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – ENARTCi - é um espaço de convívio para os artistas, da dança ou não, público e interessados nas artes do corpo.

Sempre se moldando para dar sequência às suas ações, busca conexão com diversas áreas artísticas e de conhecimento, trabalhando a fruição e o compartilhamento de ideias, processos de criação e formação de público. Uma das formas de trabalhar a formação de público é pensar e promover trabalhos cuja essência seja o universo da infância.

O ENARTCinho foca na arte para crianças. Em sua 14ª edição, em função da pandemia do novo coronavírus, lançou a convocatória para selecionar trabalhos de artistas do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, para exibição no Youtube, nas plataformas do Hibridus Dança, grupo realizador do projeto, e da Aperam. Os 12 artistas selecionados recebem uma ajuda de custo de R$800 cada.

Desta forma, o Grupo Hibridus Dança contribui para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial, e oferta cultura de qualidade para a ampliação de conhecimento. A idealização, produção, coordenação e curadoria da iniciativa são de Luciano Botelho e Wenderson Godoi.

SERVIÇO:
Vídeo ‘Literatura - Contação de História’
Domingo (13) - 16h
Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 são exibidos sempre aos domingos, às 16h, até o dia 1° de novembro. Para acompanhar a programação, inscreva-se no canal do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam No Brasil: https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg e https://www.youtube.com/user/aperambrmais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário