Aulas abertas e gratuitas

Artista e maquiador participa de aulas online no Casa Laboratório

Pensando em otimizar as suas atividades formativas no contexto online, o Espaço Cultural Casa Laboratório, além de manter a sua escola livre de teatro com encontros virtuais ao vivo, vem realizando aulas abertas e gratuitas para o público desde agosto, através de seu perfil no Instagram - @casalaboratoriomg.

As aulas acontecem todas as terças-feiras, às 18h30. A iniciativa surgiu como uma das várias estratégias do espaço para manter o vínculo como o seu público.

Divulgação/ACS ECCL


Rômulo Amaral é jornalista, artista, professor e maquiador
Localizado no Shopping Vale do Aço, até março passado o Espaço Casa Laboratório recebia mensalmente cerca de cinco mil pessoas, e agora está de portas fechadas para atender as exigências de contenção e não propagação do covid-19.

Não há previsão para o retorno das atividades presenciais, e nesse contexto, o Casa se reinventou e criou uma programação permanente de aulas, cursos e espetáculos 100% online.

Para inaugurar a temporada de aulas abertas, que se estende até dezembro, o Casa recebeu em agosto o dramaturgo e psicanalista Beto Oliveira, que falou do “Riso e o Cômico” a partir da perspectiva de Aristóteles de Bérgson.

No mês de setembro, o convidado especial do Espaço Cultural Casa Laboratório é Rômulo Amaral, cuja pauta é “Maquiagem de Caracterização para Teatro”. A primeira transmissão ao vivo com o artista e maquiador do Vale do Aço aconteceu na terça-feira (8).

Outras duas lives nas quais ele irá oferecer ao público dicas, truques e práticas sobre a maquiagem cênica vão acontecer nos dias 15 e 22 de setembro.

De forma simples, didática e objetiva, Rômulo Amaral aborda as diferenças de maquiagem social e maquiagem de caracterização, fala de produtos e suas aplicações, elementos importantes para a caracterização e a técnica de sombra e luz, além do processo de criação de maquiagem de um espetáculo, incluindo um passo a passo da maquiagem para caracterizar um personagem.

Espaço Casa
Fundado em 2008 como ambiente cooperativo dedicado à exibição, pesquisa, exposição e formação artística em teatro e dança, o Espaço Cultural Casa Laboratório é composto por um teatro multiuso com capacidade para 300 pessoas, galeria de exposições, sala de aulas e ensaios e uma biblioteca.

Divulgação/ACS ECCL


O profissional é especializado em caracterização de personagens
Mantém uma programação permanente de espetáculos e atividades dedicadas à produção, estudo e experimentação, apresentação, intercâmbio cultural, formação e criação artística.

Em 12 anos, produziu 22 peças, teve16 turmas de teatro e dança, com uma média de 1.400 alunos, participou em 18 festivais nacionais de teatro e dança e circulou por seis estados brasileiros.

Participou de um intercâmbio em Portugal, promoveu atividades de arte-educação em parceria com escolas públicas e permitiu a exibição mais de 200 peças de grupos de todo o país em sua sala de espetáculos.

Atualmente, o Espaço Cultural Casa Laboratório mantém a sua sede no 2º pavimento do Shopping Vale do Aço (próximo às salas de cinema).

Para isso, conta com o patrocínio da Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o apoio das empresas Patty Painéis, Shopping Vale do Aço, Instituto Usiminas, Inove Comunicação Visual, Depósito Gomes, Equipe 1 e Proshift.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO