06 de setembro, de 2020 | 20:10
Marcelo Bechara: A oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado
Para Marcelo Bechara, ex-conselheiro-diretor da Anatel, a oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTT
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Para ex-conselheiro-diretor da Anatel, a oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTT

O mercado de streaming no Brasil ganhou um novo capítulo com a evolução do Globoplay que passa a disponibilizar canais do Grupo Globo como o Viva, GNT, Globo News e Multishow.
O mercado esperava já meses por esse lançamento. Disney, Pluto TV, HBO Max e outros são aguardados. Ganha o consumidor! Contudo, pra se chegar a esse momento o país debateu a natureza legal dessa oferta. Uma empresa de tv a cabo entendia que o serviços na internet deveria ser considerado como um serviço de telecomunicações tradicional.
Para Marcelo Bechara, ex-Conselheiro-Diretor da Anatel não há dúvidas que a oferta de conteúdos na internet, linear ou não, por assinatura ou gratuito é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTT - Ovet-The-Top o que significa justamente que não pode ser caracterizado como Televisão Paga ou SEAC que necessariamente é prestado por infraestrutura confinada com gerenciamento de rede.
Marcelo Bechara lembra que esse debate aconteceu ainda em 2011 e que ficou explícito que a oferta por internet pública era serviço de outra natureza.
De fato em 2014 Marcelo Bechara lembra que veio o Marco Civil da Internet
Bechara ainda ressalta que o consumidor é o protagonista da revolução digital em todas as áreas e que o a tendência de crescimento exponencial de ofertas de conteúdos já que empresas de comunicação, internet e de telecomunicacoes poderão de forma integrada ou não oferecerem produtos e pacotes diversos.
Aliás, a banda larga das teles tende a crescer ainda mais gerando mais receita pra essa Industria. Bechara lembra que a Anatel conduziu o debate com muito aprofundanento, estudos e transparência o que gerou muito material e massa crítica. A Ancine igualmente mostra um aprofundamento do debate o que, segundo Bechara, reflete a maturidade da regulação brasileira.
Todos os serviços digitais cresceram em relevância com à pandemia
A Netflix, por exemplo, viu seus assinantes crescerem assim como a Disney. Amazon, Apple, Twitter, Google e Facebook já ensaiam ofertas de vários tipos. Bechara conclui que essa tal guerra do streaming é diferente.
Em uma guerra ou temos vencedores e perdedores ou todos perdem. Essa tal guerra do streaming todos ganham: usuários, empresas a cultura nacional e o país como um todo. Tenho convicção que nossos conteúdos que já são reconhecidos e premiado pro mundo ganham mais espaço em um patamar que engrandece o audiovisual brasileiro”.
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