06 de setembro, de 2020 | 20:10

Marcelo Bechara: A oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado

Para Marcelo Bechara, ex-conselheiro-diretor da Anatel, a oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTT

Divulgação
Para ex-conselheiro-diretor da Anatel, a oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTTPara ex-conselheiro-diretor da Anatel, a oferta de conteúdos na internet é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTT

O mercado de streaming no Brasil ganhou um novo capítulo com a evolução do Globoplay que passa a disponibilizar canais do Grupo Globo como o Viva, GNT, Globo News e Multishow.

O mercado esperava já meses por esse lançamento. Disney, Pluto TV, HBO Max e outros são aguardados. Ganha o consumidor! Contudo, pra se chegar a esse momento o país debateu a natureza legal dessa oferta. Uma empresa de tv a cabo entendia que o serviços na internet deveria ser considerado como um serviço de telecomunicações tradicional.

Para Marcelo Bechara, ex-Conselheiro-Diretor da Anatel não há dúvidas que a oferta de conteúdos na internet, linear ou não, por assinatura ou gratuito é um típico Serviço de Valor Adicionado ou OTT - Ovet-The-Top o que significa justamente que não pode ser caracterizado como Televisão Paga ou SEAC que necessariamente é prestado por infraestrutura confinada com gerenciamento de rede.

Marcelo Bechara lembra que esse debate aconteceu ainda em 2011 e que ficou explícito que a oferta por internet pública era serviço de outra natureza.

De fato em 2014 Marcelo Bechara lembra que veio o Marco Civil da Internet



Bechara ainda ressalta que o consumidor é o protagonista da revolução digital em todas as áreas e que o a tendência de crescimento exponencial de ofertas de conteúdos já que empresas de comunicação, internet e de telecomunicacoes poderão de forma integrada ou não oferecerem produtos e pacotes diversos.

Aliás, a banda larga das teles tende a crescer ainda mais gerando mais receita pra essa Industria. Bechara lembra que a Anatel conduziu o debate com muito aprofundanento, estudos e transparência o que gerou muito material e massa crítica. A Ancine igualmente mostra um aprofundamento do debate o que, segundo Bechara, reflete a maturidade da regulação brasileira.

Todos os serviços digitais cresceram em relevância com à pandemia

A Netflix, por exemplo, viu seus assinantes crescerem assim como a Disney. Amazon, Apple, Twitter, Google e Facebook já ensaiam ofertas de vários tipos. Bechara conclui que essa tal guerra do streaming é diferente.

“Em uma guerra ou temos vencedores e perdedores ou todos perdem. Essa tal guerra do streaming todos ganham: usuários, empresas a cultura nacional e o país como um todo. Tenho convicção que nossos conteúdos que já são reconhecidos e premiado pro mundo ganham mais espaço em um patamar que engrandece o audiovisual brasileiro”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário