28 de agosto, de 2020 | 16:30

Tudo é vaidade

Rêgi Santos *

Vivemos em tempos em que as pessoas só pensam em seus próprios prazeres. Vivem suas vidas em uma correria frenética para conseguirem um emprego melhor, um carro mais novo, uma aparência que o alegre, enfim satisfazerem seus desejos.

Não prestamos atenção às necessidades alheias, na verdade elas até nos tocam ou nos emocionam por um breve momento, mas logo retornamos à nossa busca desenfreada por conseguir tudo aquilo que queremos e que agrada somente a nós mesmos.

Essas necessidades e dores só nos afetam momentaneamente, e mesmo que de forma superficial às vezes, até contribuímos com alguma delas, mas nada profundo ou que realmente tome tempo, recursos ou envolvimento emocional de nossa parte.

Como já dizia Salomão, no Livro de Eclesiastes: “Tudo é vaidade”.

Salomão ou Jedidias (Esse o nome que Deus deu ao rei Salomão em seu nascimento por meio do profeta Natã como símbolo do favor divino (2ª Samuel 12: 25) rei de Jerusalém, foi o homem mais sábio que existiu, ninguém teve mais sabedoria do que ele. Deus o tornou sábio para que ele governasse bem o Seu povo.

Porém no fim de sua vida, Salomão termina seus dias dizendo que tudo era vaidade. Governou o povo com justiça e sabedoria, e houve paz no seu reinado enquanto seu coração era temente a Deus, mas na sua velhice seu coração foi corrompido pelos deuses de suas mulheres e de suas concubinas e ele passou a buscar somente seus deleites.

Assim, como reflexo dos seus últimos dias tudo o que ele fez foi para si, tudo o que era agradável aos seus olhos, seu corpo e suas vontades. Ele termina dizendo, que tudo era vaidade e angústia de espírito.

Não querendo ir contra toda sabedoria de Salomão, mas assim como nos dias atuais, tudo o que ele fez no fim da vida foi para si, e essas atitudes não trouxeram alegria ao fim de seus dias.

“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas...” Eclesiastes 7:8, disse o próprio Salomão em seu livro.
Mesmo não terminando muito bem seus dias, Deus nos alerta para que tenhamos um comportamento diferente. A vivermos uma vida com propósito, termos um coração rendido a Ele e que sirva também as pessoas, nos tornando influência que agrega mudanças positivas à vida delas.

“Ame seu próximo como a si mesmo”. Disse Jesus no Evangelho de Mateus 22: 39.

Se mudarmos nosso pensamento e deixarmos que ele transforme nosso comportamento egoísta em um que seja altruísta, a vida das pessoas incluindo a nossa, com certeza será muito mais feliz.

Que possamos viver uma vida em que “a vida alheia” não seja para nós, somente uma imagem corrida de alguém que não trouxe nenhuma mudança ou percepção significativa em meio à turbulência do nosso dia.

Precisamos viver com consciência dos nossos atos, com objetivo no que fazemos, na verdade com um propósito estabelecido, propósito esse que envolva o coletivo, as necessidades e cuidados supridos a outros, e não somente às necessidades do meu umbigo.

Permitamos que nossas vidas a partir de hoje sejam melhores que nossos dias passados, dias de egoísmo, prazeres momentâneos e vaidade que só trouxeram benefícios a nós mesmos.

Vamos amar ao próximo. Vamos olhar para o lado e realmente parar para ouvir o que o outro tem a dizer. Firmar nossa atenção além do “bom dia”, mas, ouvir o que vem além dele.

Permaneça. Ouça de verdade, preste atenção, doe seu tempo àquela pessoa que muita das vezes só precisa que alguém a ouça e que se importe com a dor dela. Cuide de quem está ao seu redor, seja atencioso, fale menos de você e ouça o que o outro tem a dizer.

Lembre se que tudo o que você plantar, isso será também o que irá colher.

Por uma vida mais parecida com a Daquele que se doou tanto pelo próximo, que se entregou numa cruz por amá-los demais.

Que Jesus transborde seu coração de amor e que você ame as pessoas à sua volta como Ele também amou. Vamos seguir seus passos. Que amemos além da imagem refletida em nosso espelho pela manhã.

* Casada, mãe de duas filhas, cristã, fonoaudióloga há 12 anos e também escritora, forma que uso para levar até as pessoas meu propósito, que é fazer com que Cristo seja conhecido por meio do que falo e também do que escrevo, sejam eles textos, crônicas, ebooks e etc
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Amanda Abreu Ferreira

30 de novembro, 2020 | 16:46

“Obrigada”

Alessandra Souza

30 de agosto, 2020 | 22:17

“" Em tempos que se prega o edonismo, a busca pelo prazer desenfreado, ver uma publicação desta em um jornal da nossa cidade nos dá a certeza que existe esperança, as pessoas precisam ouvir isso, temos que deixar o egoísmo e atentar para as lições de Cristo, " amar o próximo, ouvir seus dilemas..." Parabéns ao jornal, por mais material interessante como este. Parabéns a escritora, que ela continue a nos trazer reflexões tão assertivas e atuais.”

Alessandra Souza

30 de agosto, 2020 | 07:41

“" Em tempos que se prega o edonismo, a busca pelo prazer desenfreado, ver uma publicação desta em um jornal da nossa cidade nos dá a certeza que existe esperança, as pessoas precisam ouvir isso, temos que deixar o egoísmo e atentar para as lições de Cristo, " amar o próximo, ouvir seus dilemas..." Parabéns ao jornal, por mais material interessante como este. Parabéns a escritora, que ela continue a nos trazer reflexões tão assertivas e atuais.”

Jéssica Paola

29 de agosto, 2020 | 16:21

“Ensinamentos estes vindos de Deus! Ótima meditação!!”

Nizete Valeriano

29 de agosto, 2020 | 15:00

“Mensagem do Espírito não só para os dias difíceis que temos vivido, mas para aplicarmos à nossa vida!
Parabéns Regi!”

Lucélia

29 de agosto, 2020 | 09:56

“Linda reflexão.”

Sirleyva Braz

29 de agosto, 2020 | 09:50

“Que ensino maravilhoso, Salomão nos deixa uma lição de vida. Obgda por compartilhar conosco essa publicação Rêgis.”

Valdirene Candido Rodrigues Arantes

29 de agosto, 2020 | 09:43

“Linda mensagem . Que Deus continue abençoando a escritora Rêgi para sempre nos abençoar com este tipo de palavras...”

Daniel Santana de Souza

29 de agosto, 2020 | 09:36

“É muito bom ver que o jornal abriu um espaço pra algo tão edificante que traz uma brisa fresca para a alma num tempo de tanta histeria e crise. Sensacional o texto”

Adélia

29 de agosto, 2020 | 09:33

“Excelente reflexão.”

Suellen

28 de agosto, 2020 | 17:04

“Muito lindo! Melhor publicação que ja li em un jornal!! Que Deus abençoe”

Envie seu Comentário