24 de agosto, de 2020 | 17:00

Mineiro faz sucesso no cenário mundial do poker e ajuda a popularizar o esporte no Brasil


Minas Gerais é berço de grandes futebolistas da história recente, como o centroavante Fred e o ex-meia Danilo. Para além dos gramados, o estado ‘produziu’ atletas como Lucarelli, no vôlei; Cristiano Felício, no basquete; e Marcelo Melo, grande destaque do tênis brasileiro.

O protagonismo mineiro ultrapassa apenas os esportes mais populares e invade modalidades ainda em crescimento no cenário brasileiro. É o caso do poker, esporte da mente que vem ganhando novos adeptos no país e tem em João Simão, belorizontino, um de seus principais representantes no território nacional.

Conheça a história de João Simão

João Pires Simão nasceu na cidade de Belo Horizonte, capital do estado, no dia 11 de novembro de 1988. Durante a adolescência, praticou jiu-jitsu e futebol, atuando por clubes da região belorizontina. Porém, foi na faculdade onde que encontrou o esporte que seguiria como profissão.

Aos 18 anos, iniciou o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nos momentos livres, fez amizades e começou a jogar poker sem grandes pretensões. Em 2007, iniciou uma caminhada em torneios amadores do esporte; já em 2010, começou a se profissionalizar.

No mesmo ano, participou dos primeiros torneios profissionais do poker. Em agosto de 2010, ficou em segundo lugar do Latin American Poker Tour (LAPT), uma das maiores competições da categoria. À essa altura, João viu que o poker seria seu futuro e passou a se dedicar integralmente ao esporte.

Ainda em 2010, venceu o WCOOP (World Cup of Online Poker), consagrando-se como um dos poucos representantes do Brasil a ficar com o título. Graças à vitória, João Simão colocou seu foco nas versões online do jogo, sem abandonar completamente as competições ao vivo.

João Simão já figurou no primeiro lugar de diversos rankings de poker online ao longo da carreira. Em 2018, esteve em 45º no top mundial da Global Poker Index (GPI), uma das mais importantes classificações da categoria. Na oportunidade, o belorizontino alcançou a maior qualificação já estabelecida por um brasileiro até então.
João ajuda a divulgar o poker no Brasil

No papel de embaixador oficial da Party Poker, empresa mundial do segmento, João criou uma escola em Belo Horizonte para auxiliar os novatos a ingressarem no mundo do esporte: a Massari Poker School, marca que administra junto de sua esposa e também jogadora de poker, Luiza Simão.

Por meio das redes sociais pessoais e da empresa, o casal dá dicas para ensinar os seguidores a jogarem as principais modalidades do esporte, como o Texas Holdem, uma das variações mais populares do poker, que serve de aprendizado inicial para muita gente que está dando os primeiros passos no jogo.

😏♦️Jogar na posição BTN, quem não gosta? É onde você tem mais vantagens por ser o último a falar no flop, turn e river....

Publicado por Massari Poker School em Sábado, 18 de julho de 2020

Além das dicas práticas com termos e expressões comuns do poker online ao vivo, João também utiliza suas redes sociais para desmistificar as ideias de luxo e de glamour relacionadas ao poker. O atleta mostra por meio de suas publicações que é preciso estudar bastante e se privar de momentos tranquilos em casa para se dedicar às viagens e aos torneios.
Ver essa foto no Instagram

Galera, estamos sentindo um certo desconforto com redes sociais.Ao longo desses anos, senti que as pessoas buscavam em mim um combustível de motivação, exemplo, trabalho, sonhos. De fato acho que encontraram isso por aqui, mas hoje venho sentindo um peso do outro lado da moeda. Hoje pessoas vivem frustradas por se aproximarem tanto de realidades tão peculiares, através das redes sociais. Um bom jogador, dos melhores da cidade dele, sem rede social ficaria feliz ganhando seus X reais por mês, com sua carreira e realidade. Com Instagram, a referência não é mais a sua realidade, mas os 1% do topo. Com isso, busca passos maiores que a perna, se expõe demais, acha “normal” ou menos distante, tais realidades. Sinto que estou virando fonte de frustrações. De atalhos, de algo que não está legal. Eu espero encontrar uma forma de minimizar isso, mesmo que custe não motivá-los tanto. Começarei com algumas realidades highstakes: - Já joguei 13 torneios de $25k sem premiar, que me custaram 325k usd. - jogo cash 25/50, 50/100 e 100/200 PLO faz quase 1 ano. Já perdi por inúmeras vezes potes de 50k...100k usd, em uma única mão. Por cima, por baixo, flips.. - tenho grupo de estudos de cash e de MTT com comunidades gringas, onde troco % de tudo isso, e quase ninguém joga por 100%. Das vitórias e derrotas, claro. Além disso, banco a maioria deles comprando parte dos torneios, assim diversifico meu investimento e aumento a amostragem. Pra ilustrar alguns nomes, pra vocês entenderem a realidade HighStakes, os melhores do mundo, como lena900 e c.Darwin sempre trocamos % dos HR além de outros tão bons porém menos conhecidos. Banco frequentemente parte das inscrições do Fedor Holz e alemães no ao vivo, assim como players de todo o mundo. aprendam uma coisa: não importa sua habilidade, nem o tamanho do seu bankroll, qualquer investimento que fizer (jogando/trocando%/cavalando) sem amostragem realmente alta, é puro gamble! loteria!! não venha jogar highstakes, sem grupo para estudar, trocar % e investir. Você vai quebrar. Em média, invisto quase 3x o buyin de um HR, por evento.Porém ao invés de ter 300% de um jogador, prefiro ter 30% de 10 jogadores. Sucesso pra vcs

Uma publicação compartilhada por Ineed MassariPokerSchool (@joaosimao_oficial) em



O jogador também já se utilizou das mídias sociais para citar as dificuldades na carreira. Em texto de 2018, João Simão falou sobre a década inteira que passou sofrendo derrotas para atingir o alto nível no esporte.
“Eu passei 10 anos para conseguir meu primeiro big hit. 10 anos; Jogando tudo de mais caro. Inúmeras retas finais; Até outro dia, eu postava sobre isso. Até outro dia, amigos profissionais falavam: tá na cara que você é a bola da vez. O próximo a estourar uma bolada. E assim esperei anos achando que era a minha vez. E nada”, citou João em trechos do seu desabafo, que ainda completa.

“Para vocês entenderem em números. Meus primeiros 14 torneios de $10.3 k eu cai fora do ITM. São US$ 144.2 mil de prejuízo. Tenho 30% de ROI em torneios de 109. Ou seja, lucro no longo prazo de 30 por torneio. Pra recuperar os 14 tiros que errei, preciso jogar 2806 torneios de $ 109. Quase 5 mil torneios para voltar ao empate. E assim passei 10 anos, apanhando nos tiros, jogando todo trabalho duro do ano fora, com aquele lucro sofrido, o gráfico tentando subir e os tiros forçando para baixo. Uma luta quase insuportável”, completou João em sua emocionante publicação no Instagram.

João Simão em 2020 e no futuro

Atualmente, João Simão é o segundo no ranking brasileiro de poker, ficando atrás apenas de Josias Santos, pela diferença de aproximadamente 100 pontos. É o jogador #213 de acordo com o The Official Global Poker Index, classificação com grande notoriedade entre os esportistas do ramo. Na categoria do poker online, João também figura entre os maiores do país e do continente. Ao todo, já faturou mais de 9 milhões de dólares em premiações ao longo da carreira.

Em abril de 2020, João Simão venceu seu 12º título do Festival Powerfest, melhorando suas marcas de maior campeão da história da competição. Participando da WSOP online, serie mundial de poker, João conseguiu um 5º lugar na mesa Monster Stack No Limit Hold'em 6-Handed (Event #38). Competindo contra mais de 2000 adversários, faturou cerca de 40 mil doláres em premiação garantida.

No fim de 2019, o jogador deu entrevista e falou sobre a vontade de viajar menos em 2020 e aproveitar para passar mais tempo com a família.

“Estou com muitos projetos acontecendo em paralelo com o poker que estão me tomando bastante tempo e energia. Com dois filhos, estou numa fase que eu tô querendo jogar cada vez menos, para jogar com qualidade e poder fazer tudo que eu tenho que fazer sem abrir mão de viver esse momento dos meus filhos”, declarou João.

Durante o período de isolamento social, o jogador tem aproveitado para continuar a divulgar o esporte em suas redes sociais, principalmente nas postagens da Massari Poker School. Em seu Instagram, também costuma mostrar a rotina de jogos online.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário