22 de agosto, de 2020 | 10:07

Dnit alerta para o uso correto do cinto de segurança para crianças

Divulgação
 Crianças precisam usar cadeirinhas no banco de trás dos veículos Crianças precisam usar cadeirinhas no banco de trás dos veículos

Antes de começar uma viagem, o usuário da BR-381 deve ficar atento à segurança quando transportar crianças. A forma adequada do uso dos equipamentos de proteção é crucial para que danos maiores não sejam causados. Mesmo em acidentes de pequenas proporções, o cinto de segurança é o principal meio de evitar lesões graves, alerta o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

As crianças até sete anos e meio devem ser colocadas no banco de trás do veículo. No caso de transportar quatro crianças, a de maior estatura física poderá ocupar o banco da frente. Bebês recém-nascidos devem ser conduzidos em cadeirinhas especiais para o transporte.

Crianças com até 10 quilos devem ser transportadas em berço portátil; as de 10 a 18 quilos devem ser transportadas em berço portátil com anteparo abdominal; de 18 a 25 quilos devem ter transportadas em cadeiras específicas; de 25 a 32 quilos, com estatura inferior a 1,5 metro, sem utilizar assentos especiais de segurança, que permitem utilizar o cinto de segurança original do veículo.

Gestantes

Para as mulheres grávidas, o cinto de segurança protege o feto e a mãe e há modelos apropriados para o uso nesses casos. Recomenda-se às gestantes a utilização de cintos de três pontos, sempre com a parte subabdominal o mais baixo possível, bem próxima à região pélvica para não pressionar o abdômen.

O Dnit ressalta que a faixa diagonal do cinto de segurança deve cruzar o meio do ombro da passageira, passando lateralmente ao abdômen, nunca sobre o útero e nunca colocar a faixa superior do cinto por trás do tórax, braço ou na axila. Nos veículos com airbag, utilizar apropriadamente o cinto de segurança e afastar o banco do veículo o máximo possível para trás, até o limite que permita o perfeito contato com o volante e com os pedais, quando estiver dirigindo o veículo.

Forma correta

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de um veículo, segundo determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mas somente o uso correto irá proteger de forma eficaz. Com o veículo em movimento, coloque o banco de forma que o cinto de segurança fique sobre o ombro e nunca perto da face ou pescoço. No caso do cinto abdominal, ele deve ser acomodado sobre a região pélvica, com folga de aproximadamente três centímetros. Outro cuidado é verificar se o cinto está torcido e estendê-lo para fixar ao clipe.

Deve-se compreender que o cinto de segurança não evitará os acidentes, mas poderá atenuar as consequências, desde que utilizado de forma correta, conclui o Dnit.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário