23 de agosto, de 2020 | 08:00

Emiliano Castro lança ‘7 Caminos’

Disco brasileiro é inspirado no flamenco, na música latino-americana e cultura africana

Ritmos e timbres latinos e de matrizes africanas, com harmonias e melodias do cancioneiro brasileiro e do choro. Um encontro com a instrumentação, o canto, a dança e a poesia.

Em 7 Caminos, o músico Emiliano Castro faz da convergência o território do seu violão de 7 cordas em repertório autoral. Composições brasileiras nascidas do choro, de Villa-Lobos e Tom Jobim se inspiram no flamenco e se alimentam nas Áfricas e nas Américas genuínas de Paco de Lucía, Bonga e Pablo Milanés.

Pedro Abud/Divulgação/SescSP
Adriana Nefussi deu vida à dança flamenca durante a gravação do disco, com os músicos ao fundoAdriana Nefussi deu vida à dança flamenca durante a gravação do disco, com os músicos ao fundo
Nos tons de violão, sabores, humores e sotaques corporais, 7 Caminos tem composições de um profundo respeito e conhecimento do universo flamenco, mas que, por verdades da alma, fazem os caminhos de ida à península e volta ao Novo Mundo e florescem em território transatlântico.

E mescla os palos flamencos - a bulería, a soleá, o tango flamenco e a granaína - com o son cubano, a chacarera e a seresta da música latino-americana.

"O disco aproxima culturas e nasce da empatia entre os povos. Revela conversas musicais passadas que permitiram que estas potências musicais viessem a ser o que são hoje e que sigam se fortalecendo!", afirma Emiliano.

Emiliano Castro (violão 7 cordas) conseguiu reunir um time de respeito. O septeto liderado por ele tem o madrileño Jorge Pardo (flauta e saxofone), protagonista da história do flamenco e do jazz, o célebre Javier Colina (contrabaixo), jazzista basco residente no flamenco, o "bruxo" e intenso guineense Mû Mbana (voz, tonkorong), com os cantos e poesias na língua kriol de seu país e a quem Emiliano dedica uma faixa do disco, Palo Santo.

E tem ainda o chileno Camilo Zorrilla (percussão e voz), especialista na música latino-americana e que traz a sua experiência camerística, e também os brasileiros Luciano Khatib (percussão e bateria), referência em percussões flamencas e uma espécie ogã de um orixá andaluz, e a dançarina de flamenco Isadora Nefussi (que gravou sapateados e palmas).

Na sexta-feira (21), o álbum 7 Caminos chegou com exclusividade ao Sesc Digital, e nos demais players de streaming estará disponível a partir da próxima quarta-feira (26).

Divulgação/SescSP
A capa do disco: um pássaro vermelho empoleirado num barco de papel, singrando um oceano vivoA capa do disco: um pássaro vermelho empoleirado num barco de papel, singrando um oceano vivo
Antes, o público pode conferir o single Milonguero, composição de Emiliano dedicada a Yamandu Costa, um encontro entre o choro brasileiro, a milonga argentina, o cuban son e a música pop norte-americana, além da a mistura entre o flamenco e a música popular brasileira. Apenas duas faixas do disco não são compostas pelo violonista, uma é de Francis Hime com Chico Buarque e outra de Vicente Amigo.

Gravado e editado por Adonias Junior no Estúdio Arsis, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, 7 Caminos é um álbum de contrastes e variação musical, sem efeitos e pós-produção.

Dinâmico e com muitas trocas de instrumentos, inclui até uma viola caipira que faz a vez do tres cubano, um cordofone muito semelhante a uma guitarra com apenas três cordas duplas muito usado na secção rítmica dos grupos cubanos.

Em texto do encarte, Emiliano define 7 Caminos com um pássaro vermelho, lindo tranquilo, forte e bom, empoleirado em um barco de papel, singrando um oceano muito vivo, do verde-azul preferido delas, num verão atlântico, como bem ilustra Elifas Andreato na capa do álbum.

SERVIÇO:
Lançamento do álbum 7 Caminos, de Emiliano Castro
Disponível no Sesc Digital
A partir de 26/8 nas plataformas de streaming
Selo Sesc nas redes: sescsp.org.br/selosesc, facebook.com/selosesc, twitter.com/selosesc, youtube.com/selosesc, sescsp.org.br/zumbido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário