20 de agosto, de 2020 | 15:44

Sebrae e Caixa vão oferecer capacitação financeira para pequenos negócios em Minas

Divulgação
João Cruz Reis Filho é diretor técnico do Sebrae MinasJoão Cruz Reis Filho é diretor técnico do Sebrae Minas

O Sebrae e a Caixa lançaram na quinta-feira (20), em evento virtual para clientes da instituição em Minas Gerais, o Programa Crédito Assistido. A iniciativa vai beneficiar mais de 2,4 mil clientes da Caixa em Minas Gerais que já acessaram linhas de crédito com garantias complementares do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), gerido pelo Sebrae. Entre abril e agosto, a Caixa liberou um volume de crédito superior a R$ 170 milhões para pequenos negócios em Minas Gerais na parceria com o Sebrae, com cerca de 80% deste montante provenientes do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas Fampe.

O Programa Crédito Assistido prevê a ampliação do acesso dos pequenos negócios a serviços gratuitos de capacitação financeira. “É uma ação que visa a qualificação técnica dos empresários do segmento, para que tenham acesso a conhecimentos e ferramentas que os ajudem a melhorar a saúde financeira dos seus negócios”, informa João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas.

A adesão ao programa é gratuita e não exige quaisquer contrapartidas dos empresários, que poderão escolher entre os combos de capacitação, de acordo com a necessidade do negócio. Os combos incluem cursos, planilhas gerenciais, e-books e consultorias financeiras personalizadas.

O programa vai beneficiar, num primeiro momento, clientes da Caixa que contrataram crédito com garantias complementares do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) em 2020. De abril a agosto, 2.491 empresas foram atendidas pelo banco. “Esta importante iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito à ME, EPP e MEI, com serviços gratuitos de capacitação oferecidos pelo Sebrae e apoio financeiro da Caixa”, explica a superintendente nacional da Caixa, Ana Maria Galinari.

Demanda por crédito é crescente

Entre junho e julho, saltou de 42% para 54% o percentual de pequenos negócios de Minas Gerais que buscou empréstimo durante a pandemia. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae entre os dias 27 e 30 de julho, o receio de endividamento é uma das razões apontadas por 21% dos empresários que ainda não buscaram crédito.

E este temor é real, já que 39% dos pequenos negócios mineiros afirmam ter dívidas de empréstimos em atraso. “O Crédito Assistido vai alcançar diretamente os empresários que conseguiram financiamento com recursos do Fampe, possibilitando que o recurso obtido reverta em melhores resultados para seus negócios”, afirma João Cruz.

Além da Caixa, clientes do BDMG e do Sicoob em Minas Gerais que conseguiram empréstimos com o aval do Fampe também poderão participar do programa. A estimativa é atender 10 mil clientes das três instituições no estado neste ano. As capacitações para os empresários começam entre os dias 21 e 31 de agosto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário