18 de agosto, de 2020 | 17:00
Comerciantes participam de capacitação contra a covid-19 em Timóteo
Divulgação
Donos de bares, restaurantes e lanchonetes precisam participar do curso para que estabelecimentos voltem a receber clientes

As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Saúde e de Planejamento de Timóteo iniciaram nesta terça-feira (18) um curso de capacitação e conscientização para o enfrentamento do novo coronavírus para os proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes. O curso está sendo realizado em três períodos: às 9h, 14h e 16h, no ginásio coberto do Cefet-MG, campus de Timóteo.
A realização do curso é uma exigência para que os estabelecimentos voltem a funcionar com o atendimento de clientes de forma presencial. Ao todo, 129 pessoas participaram da capacitação nesta terça-feira.
Decreto
Na segunda-feira (18), o município publicou o Decreto 5.318 que dispõe sobre alterações no funcionamento do comércio, especialmente no que diz respeito a bares, lanchonetes e restaurantes. Antes, no sábado (15), o município já havia anunciado um Plano de Transição para o Novo Normal, após uma reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento à covid-19.
Uma das novidades do decreto, além da flexibilização do funcionamento do comércio entre 9h e 19h, é a retomada do atendimento presencial de clientes em restaurantes, lanchonetes e bares. Para isso, os estabelecimentos terão que ser certificados por meio de uma capacitação e observando diversos critérios como a ocupação máxima de 50% de pessoas no salão; distanciamento de dois metros entre as mesas e pessoas; vedação de autosserviço e de música ao vivo, dentre outras medidas sanitárias.
No mesmo decreto também ficou referenciado para o município o Protocolo de Posturas do Minas Consciente para o balizamento do funcionamento dos estabelecimentos empresariais de Timóteo, contido no site eletrônico www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios, no botão Baixe aqui protocolo”.
Curso
Para Carla Nascimento, do Bar do Zé do Óculos, no bairro Alegre, o curso de capacitação foi uma iniciativa importante para esclarecer dúvidas e também para dar respaldo aos proprietários. Temos responsabilidades com a nossa saúde e com a dos clientes. Dessa forma acho bem legal essas informações que recebemos para nos adequarmos as normas sanitárias e evitar a propagação do vírus”, ponderou.
Antônio Carlos, do Bar Cachorrão do Lical, na Praça 29 de Abril, lembrou que por pertencer ao grupo de risco - ele tem mais de 65 anos precisava se resguardar para não pegar o vírus. Ele destaca também que a saúde dos seus clientes também precisa ser preservada, daí a necessidade do uso da máscara, do álcool em gel e manter o distanciamento. Vamos reabrir e seguir em frente”, resumiu.
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