14 de agosto, de 2020 | 17:30

Parceria entre secretarias ajuda a diminuir índice de arboviroses em Ipatinga

Após números alarmantes de casos de arboviroses, em Ipatinga, no balanço relativo ao segundo trimestre de 2020, a Secretaria Municipal de Educação, em apoio à Secretaria de Saúde, lançou no mês de junho o seu primeiro bloco de atividades remotas dirigido aos estudantes, em tempo de pandemia, com o tema “Aedes Aegypti em Foco”. E a leitura dos técnicos que observam o comportamento dos índices epidemiológicos das doenças na cidade é que o material foi muito importante para a reversão dos números, somando-se a outras iniciativas da própria Saúde, conforme demonstram os últimos levantamentos. As informações são do governo ipatinguense.

Nos cinco primeiros meses de 2020, as doenças causadas pelo mosquito avançaram bastante em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo uma elevação na casa de 42%. O mês de maio apresentou os maiores números, com o registro de um total de 386 casos das três arboviroses.

A partir daí as secretarias, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), alinharam a parceria e decidiram que a melhor plataforma para uma rápida e eficaz conscientização da população seria o bloco de atividades remotas. O material, que foi elaborado e revisado pela assessoria pedagógica da SME, abordou a temática de forma bem abrangente, com conteúdos que envolviam não só o aluno, mas também a família.

Como se constatou, os números tiveram queda vertiginosa após o lançamento do material didático, e o mês de julho apresentou o menor índice do ano de 2020. Foram 99 casos de arboviroses, praticamente quatro vezes menos que o verificado em maio.

Para a gerente do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Eryka Aredes, o grande objetivo do projeto, que era a conscientização, foi atingido. “O objetivo do bloco de atividades remotas foi planejar os conteúdos dentro de uma perspectiva de conscientização do cidadão, promovendo ações efetivas de preservação da saúde pública. E a queda vertiginosa dos números no mês de julho mostra que a meta foi alcançada com louvor”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário