16 de agosto, de 2020 | 14:00
Família de paciente que caiu de cama de hospital será indenizada
Paciente tinha acabado de passar por uma cirurgia
Foto ilustrativa
O paciente tinha acabado de passar por uma cirurgia e, no quarto, caiu ao se levantar para ir ao banheiro
(TJMG)
A família de um paciente que caiu da cama de uma clínica depois de uma cirurgia será indenizada em R$ 20 mil por danos morais, a serem pagos pela Clínica Belvedere. A decisão é da 9ª Câmara Cível, que negou provimento ao recursos das duas partes.
A 3ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte julgou procedentes os pedidos da família da vítima, que faleceu por motivos alheios ao acidente durante o curso do processo. A clínica recorreu, pedindo pela diminuição do montante da indenização e a família também, solicitando aumento do valor.
O relator do acórdão, desembargador Pedro Bernardes, argumentou que a falha na prestação do serviço hospitalar é indubitável, mas tenho que está presente a culpa concorrente da vítima (paciente) e de terceiro (acompanhante).
De acordo com o depoimento da viúva do paciente, que o acompanhava, mas estava dormindo no momento do acidente, ele caiu quando se levantou no meio da noite, sozinho, para ir ao banheiro.
Por causa disso, o relator concluiu que a mulher e o próprio paciente tiveram responsabilidade no ocorrido, o que influencia no arbitramento do valor da indenização. Segundo ele, a indenização pelos danos morais deve ser capaz de reparar a dor sofrida pelo ofendido, de compensá-lo pelo sofrimento suportado.
O relator manteve o valor fixado na sentença de primeira instância e foi acompanhado, em seu voto, pelos desembargadores Luiz Artur Hilário e Márcio Idalmo Santos Miranda.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Cidadão
16 de agosto, 2020 | 16:13Está claro que a culpa foi do paciente e do acompanhante. Mas a justiça desse país já tem demonstrado uma preferência pelo errado e aversão a tudo que é lógico já faz um tempo.”