Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de agosto, de 2020 | 16:18

Sistema Municipal trará recursos para a Cultura em Fabriciano

Divulgação
O projeto de lei complementar é uma iniciativa de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de culturaO projeto de lei complementar é uma iniciativa de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de cultura

Coronel Fabriciano agora passa a contar com o Sistema Municipal de Cultura. O projeto de lei complementar, nº 3116/2020, de autoria do Executivo, é uma iniciativa de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de cultura. A matéria foi aprovada nesta semana pelos vereadores da Câmara Municipal e deve ser sancionada em breve, informou o governo fabricianense.

A Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultural, por meio da Gerência de Cultura, explica os ganhos para o município: “maior autonomia para realizar políticas públicas culturais; buscar apoio para o fortalecimento das ações na área e, o mais importante, ampliar a participação de maneira mais efetiva classe artística na tomada de decisões e acompanhamento na aplicação de recursos públicos”.

O maior benefício para a cidade é a criação Fundo Municipal de Cultura. “Com isso, o município passa a ter respaldo legal para trabalhar outras formas de captação de recursos – junto às empresas e pessoa física – para desenvolver ações e projetos culturais na cidade e distribuir recursos em diversos segmentos artísticos e culturais”, explica a Gerente de Cultura, Bia Antunes.

Para Leila Cunha, consultora de Cultura, a aprovação é um grande avanço na gestão de políticas públicas para setor. “A classe artística, os agentes culturais geralmente são deixados de lado, a margem. Então, é muito importante quando o município cria um fundo como esse para incentivar estes artistas que nos dão tantas alegrias com sua arte”, finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário