12 de agosto, de 2020 | 15:42
Hospitais da FSFX aderem a projeto e realizam desejos dos pacientes
Pedidos simples, mas com grandes significados. As unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) aderiram ao projeto O que importa para você” e realizam desejos de pacientes, promovendo uma experiência especial e um cuidado da saúde diferenciado, informou a fundação.
Restrição de visitas por causa da pandemia de covid-19, cardápios específicos, entre outras características fazem parte da rotina hospitalar, mas como forma de estimular a relação humanizada entre pacientes e profissionais de saúde, a FSFX identificou desejos, com base no que realmente importa para o paciente e, na medida do possível, eles foram atendidos.
Os desejos trouxeram um fator em comum: um momento de distração em meio à rotina hospitalar. No Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, o desejo da vez foi para os pais que realizaram uma visita especial, com realização do método canguru com seus recém-nascidos. Na unidade II do HMC, um café especial com direito a visita virtual foi promovido para o Sr. Valdeci tocar o acordeon, ver sua cachorrinha de estimação, tomar um café expresso entre outros pedidos.
Essa iniciativa tem reflexos muito positivos. Nosso objetivo é transformar a experiência do paciente e, também dos nossos profissionais de saúde. A alegria na expressão deles e a possibilidade de realizar um desejo, por menor que seja, é muito gratificante para todos nós”, afirma o diretor de hospitais da FSFX, Mauro Oscar.
Os pedidos foram avaliados e, após análise da equipe médica juntamente com a administração hospitalar, foram estabelecidos critérios de segurança e normas para garantir segurança e não afetar na continuidade do tratamento.
Projeto
O movimento O que importa para você?” teve início nos Estados Unidos (EUA). O CEO do instituto norte-americano Healthcare Improvement, Maureen Bisognano, foi uma das pessoas que desafiaram os profissionais de saúde a terem conversas mais próximas com os pacientes e familiares em 2010. A partir desse estímulo, a preocupação assistencial começou a mudar de qual é o problema?” para o que importa para você?”. No Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) foi a pioneira, na América Latina, a aderir à campanha em 2016.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]