EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

13 de agosto, de 2020 | 10:00

Vale do Aço permanece fora do segundo turno nas eleições municipais

Maior quantidade de eleitores está em Ipatinga, mas não ultrapassa 200 mil

Wôlmer Ezequiel
Quantidade de votantes na região não chega a 200 mil em nenhuma das cidadesQuantidade de votantes na região não chega a 200 mil em nenhuma das cidades

Ipatinga permanece como a maior quantidade de eleitores do Vale do Aço, mas apesar dos 174.327 votantes contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o mês de junho (último balanço disponível no portal), não haverá segundo turno na cidade. Para que isso ocorra, é necessário que mais de 200 mil pessoas possam ir às urnas no local. Os pedidos de transferência de domicílio, emissão de títulos e demais possibilidades que levariam à modificação do quadro de eleitores foram encerrados no dia 6 de maio.

Coronel Fabriciano tem 80.313 eleitores, Ipaba 13.929, Santana do Paraíso 22.377, Timóteo 58.880 e Belo Oriente 19.792, segundo o TSE. Minas Gerais continua sendo o segundo maior colégio eleitoral do país, com 15.889.559 eleitores, 1,2% a mais que nas últimas eleições municipais, em 2016, quando contava com 15.700.966 eleitores.

Neste pleito, nove municípios mineiros poderão ter segundo turno na disputa para prefeito, caso nenhum dos candidatos alcance 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Betim, Uberaba, Ribeirão das Neves e Governador Valadares.

Eleições municipais

No mês de julho, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 107/2020, que determina o adiamento das eleições municipais em razão da pandemia provocada pela covid-19. Com a decisão, o primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro. Até o momento não há definição sobre como será a logística para o dia do pleito, se haverá divisão por faixa etária ou algo semelhante.

As convenções partidárias terão início no dia 31 de agosto e poderão ser realizadas até 16 de setembro. Já o prazo final para o registro de candidaturas, que acabaria em 15 de agosto, passou para 26 de setembro. Os partidos políticos estão autorizados a realizar, por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária, convenções ou reuniões para a escolha de candidatos e formalização de coligações, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. 

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral terá início a partir do dia 27 de setembro, após o fim do prazo para registro de candidatura. O atendimento ao público externo, incluindo os serviços ao eleitor nos cartórios, postos e centrais de atendimento, só será retomado em data ainda a ser definida. Enquanto isso não ocorre, os eleitores podem buscar alguns serviços no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do Disque-Eleitor, pelos telefones 148 e (31) 2116-3600.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário