13 de agosto, de 2020 | 06:00

Trânsito desviado hoje no Cariru para poda em Ficus Elástica

Alex Ferreira
Árvore gigante fica localizada na esquina da rua Nicarágua com a avenida Japão, no estacionamento da Consul CariruÁrvore gigante fica localizada na esquina da rua Nicarágua com a avenida Japão, no estacionamento da Consul Cariru

O Departamento de Transporte e Trânsito (Detra) da administração de Ipatinga informou que o tráfego será interditado nesta quinta-feira (13), no trecho entre as ruas Honduras e Nicarágua, na avenida Japão, no bairro Cariru, para realização de poda na árvore Ficus Elástica, que faz parte do patrimônio cultural do município. A figueira estaria no lugar antes mesmo da construção do núcleo habitacional edificado originalmente para abrigar funcionários da Usiminas.

Com o desvio temporário, os veículos que trafegam pela avenida Japão deverão se dirigir, preferencialmente, pela rua Honduras, que durante a intervenção vai operar em sentido duplo de circulação. O tempo previsto para a poda é de seis horas e ela terá início às 7h30, alerta o Detra.

Segundo Núbia Fernandes, diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam), a equipe realizará uma poda de limpeza e manutenção na árvore, que é uma ação de rotina com a colaboração de outros setores da administração. “A poda se faz necessária para garantir a sustentabilidade da árvore, eliminando os galhos secos ou ramos mortos que, além de oferecer riscos aos transeuntes, prejudicam as características vitais”, explica.

Pelo fato da árvore figurar no quadro dos Patrimônios Culturais do município, toda a ação será acompanhada por membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai), além dos engenheiros do Departamento de Meio Ambiente.

A Ficus Elástica está localizada na esquina da avenida Japão com a rua Nicarágua e ocupa uma parte do estacionamento do supermercado Consul. A árvore é tombada como patrimônio desde 1990, por meio de decreto.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosângela Vellodo

13 de agosto, 2020 | 16:59

“Cortar uma.arvore.dessa e.crime...deixa ela ali.. estudem outra maneira. Já n tem muita árvore no planeta. Quantos anos ela está ali. Pra que tirar.vamos.pensar em algo melhor... A natureza agradece.”

Luiz Fernando Drumond Ramos

13 de agosto, 2020 | 13:08

“Vivemos momentos incríveis debaixo desta árvore, nos anos 70... E que tempos!!!”

Cidadão

12 de agosto, 2020 | 15:52

“No meio dessa árvore tem um "bojo", uma espécie de abertura. Quando era criança, vivia ali. Essa árvore solta uma seiva que é semelhante a seiva da seringueira. A criançada usava essa seiva pra fazer aquelas bolinhas de borracha. Isso tudo nos anos 80. Boas memórias.”

Franklin José Araújo de Melo

12 de agosto, 2020 | 14:48

“Vão matar essa árvore linda.

Esse pessoal que faz poda vive fazendo isso, podam errado e a árvore morre.

Não deixem fazer isso.”

Envie seu Comentário