11 de agosto, de 2020 | 07:31

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra a covid-19

Divulgação
Vacina foi desenvolvida no Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei Vacina foi desenvolvida no Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei

O presidente da Rússia, Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11) o registro da primeira vacina russa contra a covid-19.

"Tanto quanto sei, nesta manhã foi registada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a covid-19", disse o dirigente em reunião com membros do governo.

O presidente russo pediu ao ministro da Saúde, Mikhail Murashko, que informasse todos os detalhes. "Sei que ela age de forma bastante eficaz, formando uma imunidade estável e, volto a dizer, passou em todos os testes necessários", afirmou Putin.

Putin também agradeceu a todos os que trabalharam na primeira vacina a ser criada contra a covid-19, descrevendo-a como "um passo muito importante para o mundo". O presidente ainda revelou que uma de suas filhas foi vacinada contra a covid.

"Uma de minhas filhas foi vacinada, nesse sentido ela participou dos testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E é tudo. Depois da segunda injeção, da segunda vacinação, a temperatura também subiu um pouco e, pouco depois, já estava tudo bem, ela se sente bem e [os anticorpos] estão altos", afirmou Putin.

O ministro da Saúde, Mikhail Murashko, acrescentou que a primeira vacina russa contra a covid-19 continuará a passar por testes clínicos com a participação de milhares de pessoas.
Divulgação
Vladimir Putin afirmou que vacina foi testada em uma de suas filhasVladimir Putin afirmou que vacina foi testada em uma de suas filhas

"Os documentos estão sendo preparados para a continuação dos testes clínicos com a participação de alguns milhares de pessoas. Para monitoramento operacional da saúde dos vacinados e controle da eficácia e segurança, o Ministério da Saúde da Rússia está criando um circuito digital, que vai permitir monitorar a segurança e a qualidade da vacina em todas as fases", afirmou o ministro.

A vacina russa começará a ser distribuída à população em 1º de janeiro de 2021, indicam os dados do registro estatal de medicamentos do Ministério da Saúde da Rússia.

Conforme o governo russo, a vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei e pelo Ministério da Defesa russo. Tem dois componentes injetados separadamente que, em conjunto, produzem uma imunidade a longo prazo contra o vírus.

"Os testes clínicos começaram na Universidade Sechenov, em Moscou, no dia 18 de junho. A segurança da vacina foi confirmada em 38 voluntários. Todos os que testaram a vacina desenvolveram imunidade ao vírus", divulgou o governo.

Já publicado:
Anvisa autoriza mudanças em teste da vacina de Oxford

Desconfiança

Entretanto, nem todos compartilham do entusiasmo de Putin com a vacina da Rússia contra a covid-19. Indústrias farmacêuticas emitiram um comunicado ao Ministério da Saúde da Rússia afirmando que o rápido desenvolvimento gera riscos.

A falta de divulgação de testes e estudos faz com que especialistas da comunidade internacional coloquem em dúvida a vacina russa anunciada. A alegação é que "não há detalhes sobre como foram as fases de testagem, que são essenciais para garantir a segurança e eficácia".

Além da vacina russa outras vacinas em estado avançado da pesquisa são: Oxford-AstraZeneca (Reino Unido), Sinovac (China), CanSino (China), Sinopharm (China), Moderna (Estados Unidos). Mesmo na fase de pesquisa, governos de vários países têm feito reservas de milhões de doses às empresas e instituições responsáveis pelas pesquisas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário