Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de agosto, de 2020 | 10:38

Contos Capixabas Encantados

Dalisa Campos Miranda se apresenta na Série Crianças #EmCasaComSesc

Neste sábado (8), a partir do meio-dia, a arte-educadora e encantadora de histórias Dalisa Campos Miranda apresentará o espetáculo Contos Capixabas Encantados na Série Crianças #EmCasaComSesc, com transmissão no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube.

Neste espetáculo de tradição oral, Dalisa oferece um repertório de contos, lendas e cantos típicos do Espírito Santo, especialmente da região da grande Vitória.

Vaneli/Cleverson Guerrera/Divulgação/ACS SescSP
Dalisa Miranda é arte-educadora e ministra cursos no Espírito SantoDalisa Miranda é arte-educadora e ministra cursos no Espírito Santo
Como parte do projeto Nossas Histórias, Contos Capixabas Encantados revela um pouco da cultura do estado, com histórias, ritmos e costumes dos povos originários, dos negros e dos europeus que formam parte da história e tradições do local.

O espírito aguerrido e de resistência de alguns povos originários desta região, confrontado com a violência dos colonizadores, ocasionou quase que o total extermínio dos nativos, restando poucas aldeias até hoje.

Neste contexto surgem lendas, contos e cantigas que evocam personagens como sereias, pássaros encantados, índios, holandeses, escravos, fazendeiros, diabos e santos na terra do congo e da moqueca capixaba.

As histórias narradas são da tradição oral local e de domínio público, incluindo Balada do Rei Sereias, de Manuel Bandeira, e um pequeno trecho da música "Cebola Cortada", de Fagner, além de congos capixabas.

Dalisa Campos Miranda atua na formação de professores, com oficinas e cursos realizados no Circuito Cultural de Vitória, pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Vaneli/Cleverson Guerrera/Divulgação/ACS SescSP
Em Contos Capixabas, Dalisa apresenta lendas, cantigas e tradiçõesEm Contos Capixabas, Dalisa apresenta lendas, cantigas e tradições
Desenvolve ainda o Projeto Nossas Histórias, como forma de valorizar e divulgar a tradição oral brasileira com os contos populares e as lendas através das aulas e nas mídias sociais.

A série Crianças #EmCasaComSesc oferece, todos os sábados ao meio-dia, uma atividade diferente e ao vivo, para que pais e filhos possam curtir juntos e em segurança em suas casas. A programação é pensada para o público familiar em tempos de isolamento social, por conta do novo coronavírus.

SERVIÇO:
#EmCasaComSesc - Série Crianças
Contos Capixabas Encantados
Dalisa Campos Miranda
Sábado (8) – Meio-dia
Perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram
Canal do Sesc São Paulo no YouTube
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário