06 de agosto, de 2020 | 16:18

Projeto da Univaço visa barrar fake news sobre a covid-19 no Vale do Aço

Divulgação
Covid em Evidência é uma iniciativa de alunos e professores no combate a desinformação sobre o novo coronavírusCovid em Evidência é uma iniciativa de alunos e professores no combate a desinformação sobre o novo coronavírus

A pandemia da covid-19 pegou o mundo de surpresa. Pouco mais de cinco meses após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil, a pandemia já provou sua dimensão e força perante todos os setores da sociedade. Tão veloz quanto a disseminação do próprio vírus está o compartilhamento de fake news (notícias falsas) sobre ele, nas mídias sociais e internet. Pensando nisso, alunos e professores da Univaço, faculdade de medicina de Ipatinga, criaram o projeto Covid em Evidência para esclarecer dúvidas, desmentir informações falsas e informar a população sobre mitos e verdades da covid-19 nas mídias sociais.

O projeto iniciou após a acadêmica Patrícia Coelho Ferreira receber uma enxurrada de informações falsas sobre o coronavírus pela internet. Indignada e sabendo que o conteúdo que recebia era enganação, ela ficou preocupada com quem não conseguia distinguir o que era falso do que era verdade. “As notícias normalmente chegam às pessoas com grande apelo emocional, carregadas de sentimentos diversos que vão da esperança à raiva. Isso faz com que sejam compartilhadas mais facilmente e em minutos. Por isso, a necessidade de filtrar o que recebemos e esclarecer dúvidas com fundamentos científicos sobre o assunto”, afirma Patrícia.

Além de combater a fake news, o projeto também atualiza a população das descobertas científicas sobre o vírus, como formas de prevenção, sintomas, riscos à saúde e o andamento da produção das vacinas. O projeto é composto por alunos de vários períodos do curso de medicina, professores e especialistas no assunto que monitoram e supervisionam todo o conteúdo criado para a divulgação nas redes sociais.

Segundo a bióloga, professora da Univaço e orientadora do projeto, Ana Carolina Vale Lisboa, em pouco tempo, a iniciativa já está fazendo a diferença na vida das pessoas. “Tivemos retornos positivos, pessoas agradecendo pelos esclarecimentos. Alguns relataram que já não acreditam mais em tudo que recebem e não repassam informações que têm dúvidas da veracidade delas”.

Quem tiver com alguma dúvida sobre uma determinada informação que recebeu ou desejar algum esclarecimento é só procurar o projeto @covidemevidencia nas mídias sociais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário