06 de agosto, de 2020 | 10:02

Série Retrato: a obra de Tunga no Inhotim

Instituto exibe a partir de sábado (8) registros icônicos nas galerias do artista

Willian Gomes/ACS Inhotim
Para o artista, é importante ultrapassar os limites entre a ciência e a fantasiaPara o artista, é importante ultrapassar os limites entre a ciência e a fantasia
Com duas galerias exclusivas no Inhotim, o artista pernambucano Tunga e seus trabalhos estão sob os holofotes do terceiro episódio da série Retrato. É mais uma produção de uma sequência que mostra o processo de montagem de obras de arte e galerias do instituto, cujo novo capítulo vai ao ar neste sábado (7), às 11h, nas redes sociais.

Tunga teve grande influência na origem do Inhotim e foi o primeiro artista a receber uma galeria projetada especialmente para sua obra, a True Rouge, construída em 2002. Em 2012 ele inaugurou o maior pavilhão do instituto, com 2.200 m2, a galeria Psicoativa Tunga.

Ambas formam o maior conjunto de obras do artista permanentemente exposto no Brasil e no exterior, com trabalhos desde o início da década de 1980 até os anos 2000.

Desde meados dos anos 70, Tunga cria obras que refletem um imaginário exuberante em desenho, escultura, filme, vídeo e performance. Seu impulso multimídia associa-se à compreensão da arte como campo multidisciplinar.

Daniela Paoliello/ACS Inhotim
Tunga: a multimídia associa-se à compreensão da arte como campo multidisciplinarTunga: a multimídia associa-se à compreensão da arte como campo multidisciplinar
Para o artista, é importante ultrapassar os limites entre a ciência e a fantasia, realidade e ficção, resultando na criação de uma mitologia própria que dá corpo e alma à galeria Psicoativa.

O episódio de Retrato apresenta as obras que compõem esse espaço, bem como sua "ativação" por meio de uma série de performances ocorridas na inauguração da galeria, além do registro da True Rouge.

A série Retrato foi editada a partir de uma coletânea de DVDs gravados entre 2011 e 2014, e são disponibilizados on-line pela primeira vez. Os vídeos retratam o processo de criação na arte contemporânea e são uma referência para pesquisas e estudos no campo das artes.

Inhotim virtual
Todos os episódios das séries on-line do Inhotim, incluindo Retrato, Diálogos e Bastidores, continuam disponíveis para o público amante das artes nas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram. No Google Arts and Culture é possível conferir cinco exposições imperdíveis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário