Com passarelas construídas, hábitos de travessia mudam na BR-381

Divulgação Dnit


As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para que os pedestres possam cruzar as quatro faixas de rolamento

As passarelas construídas para atender os aglomerados urbanos existentes ao longo do lote 7 de obras para duplicação da BR-381 vão mudar os hábitos de travessia da rodovia federal, quando liberadas, aponta o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os pedestres, que antes cruzavam o fluxo de veículos, agora vão poder seguir de um lado ao outro sem se expor ao trânsito de longo curso. Com a duplicação das pistas, quem trafega a pé terá equipamentos de segurança disponíveis, alocados entre o km 388,8 (Caeté) ao km 428,1 (limite entre os municípios mineiros de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo).

Lá estão projetadas - e em fase final de instalação - três passarelas, alocadas nas principais travessias urbanas. A primeira foi construída no km 400,8, em Moretto, município de Bom Jesus do Amparo. Já a segunda estrutura está construída no km 413,5, em Nova Aparecida (Nova União) com a terceira travessia instalada no 421,3, Travessia Urbana de Roças Novas (Caeté). As estruturas estão prontas e aguardam detalhes finais para a liberação aos pedestres.

As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para que os pedestres possam cruzar as quatro faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos.

Em todos os aglomerados urbanos junto da BR-381, o Dnit construiu – ou está construindo – equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.
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