05 de agosto, de 2020 | 07:48

A arte que sai dos bastidores

Palco Seminaluz 12 anos divulga programação de vídeos de edital de apoio

O projeto Palco Seminaluz 12 anos, lançou, de 3 a 10 de julho, um edital de emergência para atender aos técnicos e assistentes de iluminação, áudio, palco, iluminadores, ‘roadies’ e demais profissionais que atuam nos bastidores, por entender o momento atual, que tem impedido a realização de eventos de cultura e entretenimento.

Afinal, a cultura não pode ser entendida apenas como um meio de diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países.

Divulgação/ACS Seminaluz
A cultura não pode ser entendida apenas como um meio de diversãoA cultura não pode ser entendida apenas como um meio de diversão
Desta forma, dez propostas foram selecionadas nas áreas de iluminação cênica, logística para espetáculos em tempos pós-pandêmicos, áudio, oficinas de produção e iluminação, dentre outras, e começaram a ser exibidas nesta quarta-feira (5), indo até o dia 20 de agosto, na plataforma do Youtube do Seminaluz.

O edital abriu espaço aos técnicos e profissionais do setor cultural e de eventos de Minas Gerais para que pudessem oferecer atividades técnicas, artísticas e de formação em meio online. Por sua participação, cada selecionado recebeu um prêmio no valor de R$ 450.

Conhecidos também como “Pessoal da Graxa”, estes profissionais atuam nos bastidores dos eventos, são os primeiros a chegarem e os últimos a saírem. Neste momento de pandemia do novo coronavírus, eles compreendem uma área das mais prejudicadas no setor artístico, visto que não há editais de incentivo específicos para os mesmos.

Divulgação/ACS Seminaluz
Pessoas que o público costuma não ver fazem o sucesso dos espetáculosPessoas que o público costuma não ver fazem o sucesso dos espetáculos
Assim, o Seminaluz e o Grupo Hibridus Dança, que tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Usiminas, contribuem para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de impedimento de trabalho imposto pela crise sanitária mundial e para que haja mais atividades e difusão de conhecimento, ainda que online.

Também estão previstas ações online, como curso de iluminação cênica e áudio profissional, a partir do mês de setembro. Para poder acompanhar toda a programação, inscreva-se no canal do Seminaluz no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UC6YIcrByPGvyJJ4KWiTfUMQ
- e siga o grupo no Instagram @Seminaluz.

PROGRAMAÇÃO DE EXIBIÇÃO DOS VÍDEOS:
- Quarta-feira (5) – A arte de iluminar a diversidade cênica, de Ademir Venil
- Quinta-feira (6) - Oficina: Cor na cena, de Wandouglas
- Segunda-feira (10) - Logística de espetáculos em tempos pós-pandêmicos, de Rodrigo Marçal
- Terça-feira (11) - Montagem de Estrutura de Boate, de Willian Godoi
- Quarta-feira (12) - Áudio: Estrutura de Ganho, de Adilson Barbosa
- Quinta-feira (13) - Jésus Lataliza entrevista Rodrigo Marçal
- Segunda-feira (17) - Oficina de Produção, de Bruny Muruci
- Terça-feira (18) - Oficina de Iluminação, de Bruni Moreira
- Quarta-feira (19) - Dicas para produção de vídeos, de Rômulo Amaral
- Quinta-feira (20) - Live História de técnicos Mineiros, de Ricardo da Mata

FICHA TÉCNICA:
Palco Seminaluz 12 anos
Direção: Morrison Deolli
Produção: Wenderson Godoi e Priscila de Paula
Equipe Técnica: Adilson Barbosa e Júnio Henrique
Orientadores: Otaviano Mendes e João Maia
Design Gráfico: Pedro Bastos
Coordenador de comunicação: Luciano Botelho
Informações com Morrison Deolli – Diretor do Seminaluz
Fone: (31) 98755-0596
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário