04 de agosto, de 2020 | 15:30

A importância de um teste preciso na identificação do coronavírus

Rodrigo Silveira *

Com o aumento de casos e mortes pelo coronavírus em todo o país, a testagem continua a ser uma importante aliada na luta contra a doença, pois ela auxilia na identificação e na contenção de novos infectados.

Em Minas Gerais, por exemplo, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 20 de julho, o número de pessoas contaminadas dobrou em apenas 19 dias. Mas para saber com exatidão se esses números são reais é essencial a utilização de exames precisos, que trazem resultados seguros e que foram aplicados e interpretados por profissionais especializados.

No mercado, existem diversos tipos de testes rápidos, a diferença entre eles está na sensibilidade e especificidade, ou seja, no quanto ele é preciso na identificação dos anticorpos, e ainda, no tempo de resposta ao reagente, que, em média, é de até 30 minutos. Quanto maior for a precisão, menor é a chance do resultado ser falso-negativo.

Como é o caso do teste Covid-19 Instant View, produzido pela Scientific, dos Estados Unidos. Além de ter todos os certificados necessários para a utilização no Brasil, possui um percentual de sensibilidade e especificidade acima de 93%, que representa um resultado seguro. Outra vantagem é que o diagnóstico é indicado em até 5 minutos.

Essa precisão e a agilidade de resposta fazem desse exame um aliado não apenas das autoridades no controle do vírus, mas também do setor privado, que em conjunto com um profissional de saúde ou de um laboratório parceiro, pode garantir a segurança dos seus colaboradores, fazendo a testagem. Principalmente das pessoas que atuam com serviços essenciais, como saúde e alimentação.

Alguns exemplos são a Coréia do Sul e os Estados Unidos, que tomaram decisões diferentes em relação a testagem. Enquanto o país asiático testou massivamente sua população e, atualmente, registra poucas confirmações por dia, nos Estados Unidos, que por sua vez, demoraram no controle da doença, são líderes globais em números de casos e mortes.

Isso demostra como a testagem eficaz se torna essencial na contenção da pandemia. Além disso, esse método contribui para o monitoramento da população, ou seja, proporciona o isolamento das pessoas infectadas, colaborando com a diminuição da propagação e contágio pelo vírus. E, consequentemente, importante também na retomada econômica dos países.

* Diretor da Orbitae
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário