31 de julho, de 2020 | 10:00
Canais de atendimento da Copasa são alvo de reclamações de clientes
Bruna Lage
Com o fechamento das unidades da Copasa, o atendimento é feito pelo site da companhia ou por telefone

As unidades da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estão fechadas há mais de quatro meses devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com isso, os clientes precisam resolver suas pendências relacionadas à Copasa pelo telefone ou internet. No entanto, muitas pessoas estão enfrentando dificuldade com esses canais de atendimento da companhia.
Desde o fechamento das unidades da Copasa, o Diário do Aço recebeu diversas reclamações de pessoas em relação ao atendimento oferecido pelo telefone ou internet. Dentre elas, está a manicure Angélica Lopes, que relatou ao Diário do Aço que está há 17 dias tentando parcelar os débitos do seu tio, mas até o momento não teve êxito. O site fica fora do ar direto e pelo telefone não atendem ou falam que tem outra pessoa na frente. Dessa forma, não conseguimos pagar a conta de água pendente do meu tio”, disse.
Angélica Lopes também afirmou que as pessoas com idade mais avançada têm uma maior dificuldade para resolver suas pendências da Copasa pela internet ou pelo telefone. Esse público não tem condições de buscar sozinho um atendimento virtual, precisam de ajuda de alguém. Além disso, as contas estão vindo muito caras. A minha mesmo veio um absurdo nesse mês, sendo que nem fico em casa direito. Desse modo, também vou precisar de fazer o parcelamento”, disse.
Parcelamento
Conforme divulgado pela Copasa no dia 25 de abril, os débitos dos clientes da Tarifa Social poderão ser parcelados em até 36 meses, com entrada de 0,5% ou o valor de uma fatura média dos últimos 12 meses (o que for menor). Para as demais categorias (residencial, comercial, industrial e pública), o valor da entrada passará para 5% do total do débito ou a média dos últimos 12 meses, e o restante parcelado em até 24 parcelas, com juros de 0,5%.
Resposta
Procurada pelo Diário do Aço, a Copasa informou, por meio de nota, que em razão da pandemia da covid-19, as agências de atendimento encontram-se fechadas. Durante o período de afastamento social, as solicitações de serviços podem ser realizadas por meio de um dos canais de atendimento da empresa: Central de Atendimento 115; Copasa Atende (www.copasaatende.powerappsportals.com/SignIn); ou pelo aplicativo Copasa Digital (disponível para IOS ou Android)”.
A companhia ainda esclarece que as solicitações de parcelamento de débito devem ser realizadas por meio do canal Copasa Atende. Em algumas situações, tais como a existência de parcelamento em andamento, dados cadastrais incompletos ou se o solicitante não for o titular da conta, não será possível o registro da solicitação de novo parcelamento de débito por esse canal. Nesses casos, a solicitação deverá ser feita por meio do site da empresa: www.copasa.com.br > FALE CONOSCO - Serviço: Parcelamento de Débito WhatsApp”, pontuou.
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Ana Francisca
18 de fevereiro, 2021 | 15:01e agora q ela inventou q se tiver débito no CPF , da sua conta mesmo em outro endereço não religa sua conta, estou sem água desde ontem, paguei todas as contas atrasadas, fiz empréstimo, mas sou inquilina e como o proprietário deve a copasa, n querem religar minha conta pq o CPF e dele, mas no meu hidrometro., N consta mais nenhum debito”
Maria Izabel Fernandes Papa
23 de dezembro, 2020 | 19:49Venho através deste meio de comunicação fazer uma reclamação da Copasa o descaso deles com creentes estou sem água a 82 horas e a Copasa não resolve o vazamento está na rua e acabando com meu passei liga para Copasa só fala que já vai ver isto e um abersudo que eles tratam os creentes pago em dia agente que paga corrento e não tem nenhuma igalidade pagamos pelo erros dos outros.”
Maira Tate Felix Pereira Maciel
08 de dezembro, 2020 | 13:30Boa tarde
Abri uma solicitação para trocar padrão de local dia 24/11, hoje já é 08/12 até momento sem resposta. ESTOU SEM ÁGUA PRECISO DE RETORNO PELO AMOR DE DEUS.”
Ademir dos Reis Silva
29 de setembro, 2020 | 14:20Marca ligação de agua”
Liontina Batista
28 de setembro, 2020 | 17:15Boa tarde, misericordia, e impossivel resolver uma questao de erro na cobrança da conta. ja fiz varias ligaçôes de no minimo 15 minutos de espera cada uma, e quando consigo falar com um atendente , eles nao sabem o que fazer, pois todos os recursos que eles me endicam, resultam na mesma resposta ESTA LOCALIDADE NAO TEM ATENDIMENTO VIRTUAL. eu nao vou pagar 10.000 litros de agua de um imovel fechado que nao gastou nem 10 litros. aguardo um milagre.”
Renata Aparecida Silva Ferreira
09 de setembro, 2020 | 14:31Já tem dois meses que estou pe dindo a troca de titularidade e. Eles não respondem,sou a proprietária do imóvel,
Isso é um absurdo”
Vinicius
07 de setembro, 2020 | 22:07Fiz o pedido de religação com troca de titularidade..coloco número de processo da inválido..entro no fale conosco mim pedi toda documentação.. aguardando resposta do religação no email..já tem 15 dias não mim responderam ainda..e no fale conosco fala não cadastrei meu email..mas cadastrei sim pq finalizou a troca de titularidade”
Antonio Martins de Jedus
24 de agosto, 2020 | 12:27Infelizmente estou sem água. Preciso de ligação nova junto com rede de esgoto .ja fiz dois pedidos pelo sait e nada foi solicitado .
Se possível gostaria de um retorno .porque em meio a pandemia eu sem água na minha residência
Desde já agradeço”
Rozeli
07 de agosto, 2020 | 14:17A agencia virtual não funciona;
A pessoa responsável pra fazer a leitura do hidrômetro não chama e multiplica a conta ou repete o valor do mês anterior.
Os canos têm ar parece que tem uma bomba hidráulica em casa.;fazendo com que quase triplique o valor. Se liga para a copasa a atendente nada pode resolver, só pela agência virtual que, quando funciona pede CPF do proprietário, ou seja, um inquilino não resolve, tendo apenas que pagar os absurdos de conta. Somos roubados simplesmente.”