30 de julho, de 2020 | 11:24

Serenata na Floresta com o Ars Nova

Coral da UFMG lança em vídeo novo coro virtual de peça de Franz Schubert

A gravação do novo coro virtual Ars Nova - Coral da UFMG já está disponível no YouTube. O vídeo conta com uma formação especial: são quatro vozes masculinas acompanhadas por quatro trompas, apresentando ao ouvinte a peça Nachtgesang im Walde, ou Serenata na Floresta, de Franz Schubert (1797-1828), com um poema de Johann Gabriel Seidl (1804-1875).

Luíza Lisboa/Duda Bona/Divulgação/ACS UFMG
Regido pelo maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova apresenta obras clássicas e contemporâneasRegido pelo maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova apresenta obras clássicas e contemporâneas
A música descreve a noite na floresta como inspiração para os sentimentos de paz e admiração pela vida. E assim, as quatro vozes e as trompas se complementam, como dois coros em equilíbrio.

No vídeo do Ars Nova, as vozes são dos barítonos Carlos Morais e Samuel Goetz, os baixos Dayvid Lucyan, Giancarlos de Souza e Junior Stofel e dois grupos de tenores: Hendrigo del Freitas, Messias de Oliveira e Og Martins, e Gustavo Piffer e Jordane Morais.

As trompas são de Gustavo Trindade e Priscila Viana, com os técnicos-músicos da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.

Luíza Lisboa/Duda Bona/Divulgação/ACS UFMG
O coro virtual é uma produção realizada à distância, segundo o contexto de trabalho remoto que o Ars Nova adotou em março de 2020, devido à pandemia global de coronavírus. Sua realização tem parceria da Escola de Música e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

O repertório de coros virtuais já lançados é bem diverso, incluindo as canções Apesar de Você, de Chico Buarque; MLK, do U2; a obra sacra Agnus Dei, da compositora Emily Doll; e Ponto de Oxum-Yemanjá, do maestro e compositor mineiro Carlos Alberto Fonseca. Todos os vídeos já estão disponíveis no YouTube do Ars Nova.

Ars Nova
Representando a cultura brasileira e a universidade ao longo de décadas no Brasil e no exterior desde 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em festivais nacionais e internacionais, com mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países.

Luíza Lisboa/Duda Bona/Divulgação/ACS UFMG
Atualmente, sob a direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Nascido em Leopoldina (MG), o maestro Lincoln Andrade tem doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA) e licenciatura em Música pela Universidade de Brasília.

Foi professor e maestro em várias instituições e coros no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na UFMG, coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

SERVIÇO:
Ars Nova - Coral da UFMG
Apresentação de Nachtgesang im Walde
Coro virtual a quatro vozes e quatro trompas
youtube.com/c/ArsNovaCoraldaUFMG
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário