ABA entrega Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa em Santana do Paraíso

Divulgação


O projeto visa potencializar os conselhos do idoso, no controle das políticas públicas, promovendo a mobilização, acompanhamento e monitoramento da rede local

A Associação Beneficente Ágape (ABA), em parceria com a Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) e com o Instituto Cenibra, realizou nesta semana a entrega do Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa no município de Santana do Paraíso. A entrega do material é mais uma das ações do Projeto Conselho Eficaz Idoso, que é uma parceria da ABA com o Instituto Cenibra. O projeto visa potencializar os conselhos do idoso, no controle das políticas públicas, promovendo a mobilização, acompanhamento e monitoramento da rede local, informou a ABA.

A ABA tem como foco o desenvolvimento de ações e projetos que visam à proteção, promoção, defesa e a garantia dos Direitos Humanos. No que diz respeito à Pessoa Idosa, a Instituição organiza, amplia, fortalece e potencializa a política pública municipal de atenção a esse público nos municípios que atua, e busca transformar a realidade municipal dessas políticas.

O diagnóstico

O Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa apresenta, em linhas gerais, aspectos relevantes dos idosos residentes no município, e tem como objetivo nortear o trabalho da gestão municipal e o Conselho do Idoso, no que diz respeito às políticas públicas nas diversas áreas como saúde, assistência social, cultura e lazer e habitação, voltadas a esse público.

A elaboração desse instrumento foi realizada mediante a coleta e análise de dados, que possibilitou observar e mensurar as condições de vida das pessoas idosas, as violações aos direitos fundamentais e os aspectos importantes para a garantia dos direitos, além da inclusão de um perfil demográfico, familiar e socioeconômico.

De acordo com a representante da Cenibra, Eleonora Valadares, a apresentação desse diagnóstico é um marco importante para a cidade. Segundo ela, o material é enriquecedor, pois contém informações estratégicas para o desenvolvimento de ações específicas para os idosos e servirá como base para ampliação de ações futuras.

A prefeita de Santana do Paraíso, Luzia Teixeira de Melo, parabenizou a equipe pelo desenvolvimento do diagnóstico. “Eu só tenho a parabenizar a ABA e a Cenibra pelo trabalho, porque nós como seres humanos, precisamos mesmo ter uma atenção especial com o idoso”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO