28 de julho, de 2020 | 14:35

Ipatinga define horário do comércio para o Dia dos Pais

Lojas ficarão abertas neste sábado e na véspera da data; além de funcionar em horário especial durante a semana que vem

Yago Cardoso
Prefeito Nardyello Rocha comunicou o horário do comércio em coletiva de imprensaPrefeito Nardyello Rocha comunicou o horário do comércio em coletiva de imprensa

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, anunciou na tarde desta terça-feira (28), em entrevista à imprensa, o horário especial de funcionamento do comércio para o Dia dos Pais. A expansão do horário comercial foi possível devido à melhora dos números de transmissibilidade da covid-19 em Ipatinga.

Conforme o chefe do Executivo, as lojas de Ipatinga poderão ficar abertas das 8h às 18h neste sábado (1); das 8h às 20h na segunda-feira (3), quarta-feira (5) e sexta-feira (7); e novamente das 8h às 18h no sábado (8), véspera do Dia dos Pais, celebrado no domingo, dia 9. Na terça-feira (4) e quinta-feira (6) da próxima semana as lojas do segmento não essencial deverão permanecer fechadas.

Taxa de transmissibilidade

Nardyello Rocha afirmou à imprensa que a taxa de transmissibilidade da covid-19 tem diminuído no município nesses últimos meses, o que permitiu o horário especial do comércio. “Nós entendemos que estamos, graças a Deus, iniciando a descida dessa serra. Quando fizemos o fechamento do comércio, em março, a taxa de transmissibilidade era de 1,99, o pior índice do Estado".

"Após 16 dias com o comércio fechado, conseguimos descer o índice para 1,4, quando entramos na média de Minas Gerais. Liberamos o comércio de forma gradual e alternado e conseguimos chegar a 1,2. Já no último sábado (25) chegamos a 0,85, o que também não nos deixa relaxados, mas estamos muito próximo do nosso objetivo, que é vencer a covid”, disse.

Decisão

O prefeito também explicou que essa decisão do horário especial não foi discutida antes com o Comitê Gestor de Crise porque não havia necessidade, em seu entendimento. “Não estamos alterando a flexibilização do comércio, estamos só fazendo um horário especial de funcionamento na semana do Dias dos Pais. Reunimos antes com os representantes da Associação Comercial de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), atendendo inclusive esse pedido deles para o comércio funcionar por mais tempo. E como quinta-feira (30) vamos pagar uma parte do 13º salário para os nossos servidores e, na sexta-feira (31), seus vencimentos, já sabemos que haverá um incentivo a mais para as compras do Dia dos Pais”, detalhou.

Novas decisões
Em relação ao funcionamento do comércio após o Dia dos Pais, Nardyello Rocha afirmou que haverá uma análise dos números de infectados na cidade para definição do cenário. “Quero acreditar que possamos em breve entrar no ‘novo normal’. Os números mostram que estamos indo para o caminho certo. Neste momento, é melhor gradativamente irmos abrindo e acompanhando os números do que abrir tudo de uma vez e termos que fechar tudo depois, como ocorreu em várias cidades de Minas do mesmo porte que Ipatinga”, disse. Veja, abaixo, vídeo com mais informações:



Aprovação

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, o horário especial de funcionamento do Dias dos Pais possibilitará que os comerciantes consigam atender a demanda de clientes, na próxima semana.

“A Aciapi e a CDL de Ipatinga têm sempre pedido ao Comitê e ao prefeito que trabalhem a saúde física aliada com a saúde financeira. E estamos chegando próximo a uma data muito importante, que é o Dia dos Pais. Com isso, o prefeito entendeu que ainda não é o momento de voltar a pleno vapor, mas nos contemplou com a possibilidade do horário estendido. Ficamos satisfeitos porque vamos ter condições de atender essa demanda do Dia dos Pais e esperamos que possamos normalizar o funcionamento o mais rápido possível”, pontuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Palhaço

28 de julho, 2020 | 15:08

“Desejamos que a população tenha consciência e não vão para o centro da Cidade bater perna.”

Envie seu Comentário