CADERNO IPATINGA 2024

28 de julho, de 2020 | 11:32

ENARTCinho apresenta os escolhidos

Divulgadas as propostas selecionadas para fazer arte para crianças

Em tempos de pandemia, o Encontro Nacional de Artes do Corpo de Ipatinga – ENARTCi - se reinventou. Na 14ª edição, o evento buscou dar visibilidade aos trabalhos artísticos dedicados à infância, através do ENARTCinho, uma oportunidade de ampliar horizontes e trocar com outros artistas e grupos que têm se dedicado a imersão na investigação cênica para a infância.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD
O objetivo é apresentar obras para crianças via plataformas digitaisO objetivo é apresentar obras para crianças via plataformas digitais
A convocatória do ENARTCinho teve 31 inscrições das áreas de dança, circo, teatro, música, literatura, capoeira, ioga, audiovisual, artes visuais e educação, de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipaba e Santana do Paraíso (Vale do Aço), e de Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha).

Uma força-tarefa foi montada para a avaliação, as propostas passaram pela triagem de documentação e adequação às regras do edital e as aprovadas foram analisadas e discutidas pelos curadores do projeto, que destacam o número de projetos de qualidade inscritos e a diversidade temática, uma amostra representativa das áreas artísticas entendendo a importância do compartilhamento de diferentes perspectivas e experiências neste momento.

Propostas de oficinas, apresentações de dança, música e teatro compõem o conjunto selecionado, enriquecendo a possibilidade de trocas entre vários cenários, para ser uma experiência enriquecedora para o público infantil.

Regras a seguir
Cada proposta exibida será contemplada com o valor de R$800, a título de incentivo. Os curadores da convocatória informam que não haverá pagamento por meio de emissão de RPA, exigindo-se Nota Fiscal em nome do proponente.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD
Os vídeos podem ser produzidos com equipamento amador (celulares e filmadoras), desde que tenham qualidade mínima visual e auditiva, e devem ter estas especificações técnicas: Formatos: MPEG-4, AVI, WMV, MP4; Tamanho: 1280 x 720 (720p), 1920 x 1080 (1080p), Player Widescreen (16:9) – Horizontal.

O material finalizado será disponibilizado nas plataformas digitais do Hibridus e da Aperam, a partir do dia 16 de agosto e até o dia 8 de novembro de 2020, sempre aos domingos, às 16h, e poderá ser acessado livremente pelos usuários da rede mundial de computadores. O Hibridus irá disponibilizar arte gráfica e logomarcas para serem inseridas na abertura e fechamento de cada vídeo, bem como a ficha técnica.

Os arquivos com os vídeos já finalizados devem ser entregues ao Hibridus pelo proponente até o dia 7 de agosto, e estarão sujeitos à aprovação da equipe curadora. Os 12 selecionados serão contatados pelo Hibridus Dança por meio dos contatos telefônicos apresentados na inscrição.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD
Os escolhidos:
As propostas selecionadas, por ordem alfabética, foram: Adilson Mariano (Teatro – Ipatinga); Ariel Bertola (Arte Educação – Ipatinga); Bárbara Pavione (Audiovisual – Ipatinga); Daniela Alves (Teatro – Timóteo); Edmilson Peres (Teatro – Ipatinga); Hyuri Luna (Música – Ipatinga); José da Conceição); Literatura – Itamarandiba); Luiz Yuner (Circo – Ipatinga); Maíra Souza (Música – Timóteo); Marcela Toledo (Dança – Ipatinga); Mari Antonaci (Teatro – Timóteo); e Rômulo Amaral (Teatro – Timóteo).

Cinco projetos suplentes foram selecionados, e serão chamados se os aprovados não confirmarem interesse ou não apresentarem os vídeos conforme determinado e no tempo adequado. Os projetos suplentes serão convocados nessa ordem: Cláudio Procópio (Música); Matisael Lima (Teatro); Felipe Fernandes (Teatro); Pedro Barroso (Circo); Camila Vaz (Teatro).

FICHA TÉCNICA:
Convocatória ENARTCinho
Arte para Crianças
Equipe Curadora:
Luciano Botelho – artista da dança e coordenador de comunicação do Grupo Hibridus Dança, instrutor de dança no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Wenderson Godoi – artista da dança e produtor cultural do Grupo Hibridus Dança, diretor artístico do ENARTCi.
Esta iniciativa tem patrocínio da Aperam, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário