EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de julho, de 2020 | 11:32

Conexão Música Para Todos

Em Ipatinga, Corporação Musical Santa Cecília lança atividades online

A programação de atividades da Corporação Musical Santa Cecília continua em formato online. Com o fechamento da sede física da escola de música para as aulas presenciais e ensaios do coral para crianças, adolescentes e adultos, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a entidade teve que abrir novos caminhos no ambiente virtual.

Professores e equipe organizacional se prepararam para dar continuidade às ações de formação, por meio dos cursos de música, além de uma programação de educação e entretenimento cultural, direcionadas ao público no conforto de seu lar.

Divulgação/ACS CMSC
Novo sistema de ensino agora acontece utilizando as plataformas virtuaisNovo sistema de ensino agora acontece utilizando as plataformas virtuais
Nestes quatro meses de paralização das aulas presenciais, a CMSC vem mantendo os cursos de música no formato virtual para várias modalidades, incluindo flauta doce e transversal, gaita, guitarra, percussão, piano, teclado, ukulele, violão e violino para todos os alunos que optaram por continuar seus estudos.

As aulas são individuais e ao vivo, realizadas semanalmente, garantindo o aprendizado musical de crianças e adultos de Ipatinga e Região do Vale do Aço. Há vagas disponíveis aos pretendentes em todos os instrumentos musicais citados, e todas as atividades serão online enquanto durar a pandemia.

Depois disso, ou em caso de liberação pela Prefeitura de Ipatinga, as aulas retornarão à forma presencial, respeitando todos os protocolos e orientações da vigilância sanitária.

Novo projeto
Em comemoração aos 57 anos de fundação, a Corporação Musical Santa Cecília está lançando um novo projeto, “Conexão Música Para Todos”, que terá uma série de atividades inteiramente gratuitas e com classificação livre. A primeira parte da programação terá oficinas, apresentações de música ao vivo e bate-papo musical.

O projeto terá início nesta segunda-feira (27), às 19h, via “live” no Instagram oficial @cmscipatinga, com a Série Oficinas Musicais dedicadas ao Ukulelê, Percussão e Teclado.

Nesta segunda os interessados estarão com o professor Diego Siqueira, na oficina “Aprenda Ukulele”, instrumento originário do Havaí que vem ganhando a simpatia do público e cada vez mais espaço na música popular brasileira.

Na sexta-feira (31), também às 19h, será realizado o Recital Música Para Todos, um evento transmitido pela plataforma Google Meet com participação de professores, alunos destaque e convidados regionais, que farão a sua apresentação em seu próprio lar. Para ter acesso ao evento, um link será disponibilizado nas redes sociais da Corporação Musical Santa Cecília.

Esse evento musical encerrará o primeiro semestre de atividades da escola de música. Em agosto, diversas ações do projeto serão disponibilizadas e divulgadas ao público.

Pioneirismo
Fundada em 28 de novembro de 1963, em Ipatinga, a Corporação Musical Santa Cecília surgiu da necessidade de trazer desenvolvimento artístico-cultural à região, no campo da música.

A entidade cultural tem utilidade pública reconhecida pelos Governos Federal (Decreto 91.108 de 12/3/1985) e Municipal (Lei 009 de 07/3/1966), cadastrada na Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (inscrição 427 de 25/5/1981), no Instituto Nacional de Música - Funarte e no Conselho Nacional de Serviço Social (Processo 23.002.002.453/84-3).

Vítor Henrique/ACS CMSC
Alunos, professores e convidados participam de shows promovidos pela CMSCAlunos, professores e convidados participam de shows promovidos pela CMSC
Força e apoio
Todas as ações da CMSC são realizadas com recursos próprios, voluntariado e parcerias com pequenas empresas. Porém, neste momento de pandemia a dificuldade é geral e a entidade busca novos apoiadores para que as atividades de educação musical continuem, e novas bolsas de estudo possam ser ofertadas à comunidade do Vale do Aço.

“Com a sede da Escola de Música fechada e sem retorno previsto, a CMSC e vários outros espaços culturais precisam buscar novas opções para manter-se ativa. Sabemos que o momento é delicado e todo apoio será bem-vindo e investido em ações que proporcionem contrapartidas sociais importantes”, explica Rodolfo Bello, produtor cultural da instituição.

Seja empresa ou um cidadão comum, a Corporação Musical Santa Cecília receberá apoio e recursos materiais e financeiros de bom grado e saberá reconhecer. Para obter informações sobre a área musical e administrativa, o contato com a entidade pode ser feito através do telefone (31) 98662-4085 ou o e-mail [email protected].

SERVIÇO:
CMSC 57 Anos
- Oficina Aprenda Ukulele
Com o professor Diego Siqueira
Segunda-feira (27) - 19h
Live no Instagram oficial @cmscipatinga

- Recital Música Para Todos
Com professores, alunos destaque e convidados
Sexta-feira (31) – 19h
Transmissão pela plataforma Google Meet - Link disponibilizado nas redes sociais da Corporação Musical Santa Cecília
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário