25 de julho, de 2020 | 10:05

Ipatinga terá Unidade de Castração de Cães e Gatos

Divulgação
A informação foi compartilhada em reunião que teve a participação de representantes de ONG?s do Vale do Aço que atuam em defesa da vida animalA informação foi compartilhada em reunião que teve a participação de representantes de ONG?s do Vale do Aço que atuam em defesa da vida animal

Uma estrutura para realização de castração de cães e gatos será disponibilizada em Ipatinga até o mês de setembro, no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no bairro Cidade Nobre, na área da Suplan, ao lado de outros setores do serviço público local. A informação é do governo ipatinguense.

A informação foi compartilhada em reunião realizada na tarde de sexta-feira (24) na prefeitura, com a participação de representantes de ONG’s do Vale do Aço que atuam em defesa da vida animal.

Inicialmente, a estrutura - já em adiantada fase de montagem pelo município - possibilitará a realização de até 300 castrações mensais. Conforme adiantado pela administração, as instalações e instrumental para a Unidade de Castração ou Esterilização de Cães e Gatos já estão assegurados.

Entre outros, além dos representantes das ONG’s, participaram da reunião os secretários de Saúde e Comunicação, Érica Dias e Breno Brandão, respectivamente.

Representando o prefeito Nardyello Rocha, a secretária de Saúde revelou que a construção da Unidade de Castração vem sendo desenvolvida desde o início desta administração, há pouco mais de dois anos. Érica detalhou aos presentes que para iniciar a operacionalização dos atendimentos restam apenas alguns ajustes na estrutura, além da publicação de um edital para o credenciamento de clínicas médicas veterinárias que serão contratadas para o caso de haver necessidade de internação dos aninais em função de intercorrências no período pós-operatório, conforme previsto na resolução 367/2020 do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

“Agora é só aguardar a chegada de dois equipamentos, uma balança para cães e um foco cirúrgico auxiliar. Paralelamente, já estamos solicitando os orçamentos das Clínicas para concluirmos o Termo de Referência do Processo de Credenciamento e efetuar a sua publicação no Diário Oficial”, anunciou Érica.

“Dentre outras coisas, neste documento virá de forma detalhada como serão as participações das clínicas veterinárias neste processo. Precisamos do apoio delas, caso haja alguma intercorrência durante a castração. Queremos contemplar todos que quiserem se credenciar e atender o município nesta demanda. O edital deve ficar pronto em meados de agosto para as clínicas interessadas se habilitarem”, informou.

A secretária também anunciou que o município contratou, nos últimos dias, dois novos profissionais de medicina veterinária, e está em andamento o processo de contratação de um terceiro, completando assim a estrutura necessária para o setor de zoonoses da prefeitura de Ipatinga.

Expansão

A Secretaria de Saúde informa que também inscreveu o município na plataforma virtual “Semente - Transformando Ideias em Projetos”, de iniciativa do Ministério Público. A plataforma se destina a subsidiar as Promotorias de Justiça na seleção de projetos de notória relevância socioambiental, apresentados por parceiros de todos os setores da sociedade. Ipatinga já se inscreveu e elaborou o projeto, com intuito de conseguir R$ 120 mil em recursos, que serão utilizados na ampliação da capacidade de castração mensal.

Unidade de Castração

Instalada em uma sala já nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses, a Unidade de Castração tem foco no aperfeiçoamento e diversificação da estrutura local de saúde pública, para atender situações de risco e prestar serviços mais abrangentes do que aqueles que já são oferecidos regularmente pelo município.

“São os casos da esterilização de animais como cadelas que entram no cio e moram na rua ou estão com acumuladores. Além disso, podem ser beneficiados animais resgatados por protetores independentes ou organizações não governamentais (ONG’s)”, explicou a veterinária do município, Shara Regina da Silva. Ela reforçou que a Unidade de Castração funcionará conforme os preceitos do Conselho de Veterinária.

“É feita uma triagem antes da cirurgia e, após o procedimento, o animal retorna à sua casa no mesmo dia. Caso se trate de um animal de rua, ele estará pronto para retornar ao seu habitat natural após o pós-operatório, o que pode causar estranheza, mas é uma técnica usada no mundo todo. Contudo, não deixa de existir um controle sobre este animal para que haja uma possibilidade futura de adoção. Vale ressaltar que todos os nossos protocolos são fornecidos pelo Conselho de Veterinária. Sempre tomamos o cuidado adequado com cada passo, uma vez que a saúde dos animais está diretamente vinculada com a saúde das pessoas”, concluiu a veterinária do município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sirlei Ribeiro de ávila

15 de fevereiro, 2021 | 19:32

“Como faço para me inscrever para castrar minha cachorra já que o procedimento em clínica fica é muito caro”

Cilene S.

03 de setembro, 2020 | 10:55

“Oi, gostaria de saber se tem alguma previsão de quando se iniciará esse projeto, e se haverá um cadastro antecipado.
Grata!”

Maria da Conceição Silva

18 de agosto, 2020 | 19:03

“Sou moradora do bairro Novo Tempo e gostaria de saber se posso cadastrar alguns gatos de rua, pois a população dos mesmos só aumentam e os moradores colocam veneno pra matar ! ??”

Maria da Conceição Silva

18 de agosto, 2020 | 19:03

“Sou moradora do bairro Novo Tempo e gostaria de saber se posso cadastrar alguns gatos de rua, pois a população dos mesmos só aumentam e os moradores colocam veneno pra matar ! ??”

Markson

28 de julho, 2020 | 09:59

“As ideia da Licea vey”

Edméia

26 de julho, 2020 | 20:47

“Sou de João Monlevade, gostaria de saber o dia castração para poder levar minha gata, qual telefone contato por favor”

Elen Cristina da Silva

26 de julho, 2020 | 20:19

“Já pode levar para castração de gatos neste final do mês de julho?”

Marilene Soares

25 de julho, 2020 | 22:21

“Parabens para o Prefeito ! Excelente notícia!
Parabéns para o amigo cão, pelo lindo trabalho, Shara com seu encanto e cuidado com os animais!
Olá @drmarcosvinivius prefeito de Coronel Fabriciano, Segue a dica.... precisamos muito aqui??”

Maria Lúcia Tavares Martins

25 de julho, 2020 | 18:43

“Parabéns a todos pela iniciativa, Ipatinga estava precisando de um socorro para os animais que vive nas ruas e tbm para aqueles cujo tutores não tem condições de fazer a castração, mas ama os animais. Assim como eu.”

Elizabete Lage Souza

25 de julho, 2020 | 16:18

“Muito bom, vai dar certo”

Fernanda Capurso

25 de julho, 2020 | 14:03

“A castração deveria ser acessível a toda população , principalmente nos bairros carentes. Tbm deveria haver o castramóvel que facilitaria a castração em muitos bairros da cidade e já fazer a microchipagem nos aninais”

Licea

25 de julho, 2020 | 13:47

“Muito bom..
Mas poderia arruma pra ligar mulheres e homens também, porque tantas crianças nascendo sem ter um lar direito..
Muitas mulheres que ja tem dois três filhos sem poder .deveria ligar ...sem tantas burocracias”

Envie seu Comentário