HMEM usa projeto artístico para minimizar impactos da covid-19 nos profissionais

O Grupo de Apoio Psicológico do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, desenvolveu um projeto artístico para melhorar as condições dos profissionais da saúde que atuam no enfrentamento à covid-19. A ação é baseada na obra de Bradley Trevor Greive, “Um dia daqueles: Uma lição de vida para levantar seu astral”. A proposta é minimizar os impactos causados pela pandemia nestes trabalhadores, destaca a administração ipatinguense.

A obra, sucesso mundial, retrata o cotidiano de animais por meio de fotos, assim como as oscilações que demonstram com o passar do dia. O diferencial são as expressões engraçadas, e o intuito é convencer o leitor que mesmo diante de situações de extrema dificuldade, ficar triste ou chateado jamais será a solução para adversidades vivenciadas.

Para ilustrar a ideia, foi pedido aos profissionais da saúde que encaminhassem fotos em situação de trabalho, que retratassem fielmente a realidade de cada um no dia a dia, desde situações difíceis e preocupantes até momentos felizes e descontraídos, mesmo em um cenário diferente da conjuntura atual. À medida que as fotos eram encaminhadas, telas em tamanho A3 eram confeccionadas e expostas em um espaço no corredor do HMEM, para apreciação e reflexão dos profissionais.

A psicóloga Andréa de Andrade, idealizadora do projeto, destacou a importância da iniciativa. “A covid-19 pode impactar negativamente na saúde mental de quem atua na linha de frente, gerando impotência, medos, ansiedade, angústia. Em certo grau, pode interferir na qualidade dos serviços prestados ao paciente. Esperamos que, por meio da arte, na expressão de imagens do dia a dia dos profissionais do HMEM nas diversas situações de trabalho, possamos gerar mais bem-estar a cada um e contagiar positivamente as equipes. É uma maneira descontraída que encontramos para trabalhar a valorização profissional e autoestima”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO