23 de julho, de 2020 | 13:36

Experimentações em tempos de 'novo normal'

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion em tempos de pandemia

EXPERIMENTAÇÕES
As indagações sobre o formato que os lançamentos de moda terão, a partir do próximo ano, ainda consomem o tempo dos fashionistas e queimam neurônios dos que ganham a vida com o setor.

Reprodução/Wagner Penna
Valentino mostrou as suas noivas no circoValentino mostrou as suas noivas no circo
Uma das discussões mais interessantes foi levantada pela feira VestRio, representada por Daniela Falcão, da Vogue Brasil e copromotora do evento, em ‘live’ com o criador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

Depois de uma análise dos últimos lançamentos virtuais (desfiles & filmes & vídeos & performances) feitos nas semanas de moda da Europa, o resumo do disse-me-disse entre eles é que ninguém ainda sabe o que virá por aí.

Um teste de fogo para a moda brasileira será em outubro, mês para o qual estão marcadas a SPFW e a Minas Trend – caso o covid-19 não provoque novos fechamentos nas cidades. Daí, chegamos à velha máxima: vamos deixar como está para ver como é que fica.

Reprodução/Wagner Penna
VAIVÉM
* As vendas no circuito fashion mudaram pra valer. Um corretor de moda que atende em Beagá ao bom e o melhor do varejo nacional diz que, agora, faz 90% do seu trabalho via celular. Ao fim do dia, está com os olhos ardendo de tanto mirar a telinha brilhante. As lojistas querem comprar tudo à distância, mas com o aval do seu consultor local. ***

* Dentro da nova normalidade, o verão europeu resgatou as espadrilhas (também chamadas de alpargatas ou espardênias, com solado de cordas e pala de tecido), com os laços subindo pernas acima. Também voltaram os tamancos de madeira, com tiras pintadas ou enfeitadas. E até as sandálias de couro cru dos nossos nordestinos, que inspiraram a Prada, viraram sucesso. ***

PONTO FINAL - o comércio eletrônico é bacana, mas tornou-se um jogo para gente grande. A saber: após marcar um ano da compra da Netshoes, a poderosa Magalu ainda não conseguiu desfrutar de números positivos gerados pela operação. As vendas aumentaram muito (72%), mas ainda sem alcançar o ponto de equilíbrio ideal. O ‘fashion business’ não é fácil.
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