A emoção de volta

Aurélio Caixeta

Divulgação


Aurélio Caixeta
Ainda no meio da pandemia de coronavírus, teremos um pouco de alegria e emoção com o reinício do Campeonato Mineiro. E quem diria que haveria uma disputa acirrada para chegar à final e decidir o título com o América, que é líder invicto e um dos semifinalistas classificado antecipadamente?

O vice-líder é a Tombense do técnico Eugênio Souza, com 20 pontos, e se vencer seus dois próximos compromissos poderá chegar a 26 e até se classificar em 1º lugar, desde que o América perca um dos seus jogos. Super time ainda no papel, o Atlético só pode chegar a 24 pontos e só se classificaria em primeiro para a semifinal se a Tombense perdesse um dos seus compromissos.

A Caldense poderá chegar aos 23 pontos, mas para isso teria que vencer o Cruzeiro. Já o time azul, mesmo vencendo URT e Caldense, só chegaria a 20 pontos, e para mim está matematicamente fora da final. Eu arriscaria um palpite, de que a final será entre América e Tombense. E você?

Haja emoção, e nós queremos ver tudo isso na televisão. Já que o público ainda não pode ir ver os jogos no campo, por causa da pandemia, ao menos vamos assistir pela TV ou ouvir no tradicional e antigo radinho de pilha, que vem perdendo espaço para o celular.

O CLÁSSICO
Penso que o Galo leva certa vantagem sobre o Coelho no jogo de domingo (26), às 16h, no Independência. E digo isso por causa do jogo treino realizado entre ambos. Podem até dizer que treino é treino e jogo é jogo, mas com o Sampaoli conhecendo e tendo visto como joga o América, esperto como ele é, fica em vantagem.

Por sua vez, o técnico americano, Lisca, pode até ser chamado de ‘doido’, mas de bobo não tem nada. Ele também estudou o adversário em campo e vai tentar manter a invencibilidade. Assim sendo, um empate seria um bom resultado para o Coelho, pois seguraria o Galo e manteria seu time na ponta.

OS JOGOS
Nesse domingo (26) a bola rola às 10h, no Parque do Sabiá, para o jogo Uberlândia x Vila Nova, e, às 11h, no Mineirão, para a partida Cruzeiro x URT. Seria bom se os bares pelas cidades nessas Minas Gerais afora já estivessem abertos para poder receber os torcedores para ver os jogos. Isso um dia vai acontecer, mas quando será?

Na tarde de domingo, às 16h, teremos Tupy x Caldense, América x Atlético e Patrocinense x Boa. E à noite, a partir das 21h30 (isso mesmo, num domingo nesse horário e sem público), será a vez de Coimbra x Tombense, no Estádio Independência. Para quem estava com saudades, teremos um domingo recheado de futebol.

COM OU SEM TV
A tabela do Campeonato Brasileiro da Série A indica 15 partidas em dez rodadas que não têm previsão de transmissão em nenhum canal de televisão. Neste momento não quero entrar no mérito dessa discussão, e sim, saber sobre uma solução. O importante é que os jogos sejam transmitidos, nem que seja pela TVs dos próprios clubes, no Youtube ou outro meio virtual. Já que não pode ter público, tem que ter TV, ora bolas.

UMAS E OUTRAS...
- A Copa Independência é uma boa ideia criada pela Federação Mineira este ano, e será disputada entre os times que ficarem de 5º ao 8º lugares do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão, no sistema mata-mata. O vencedor pode ter uma vaga na Copa do Brasil de 2021 e ainda disputar uma Recopa com o melhor classificado do interior. Eis uma motivação para quem ficar fora da final.

- Um alô especial hoje para o amigo Djalnir Anastácio, que foi um dos melhores presidentes que tivemos no antigo Grêmio Esportivo e Educacional Imbaúbas (GREI), em Ipatinga. Atualmente, com muita disposição de trabalho e juntamente com outras lideranças, ele tenta encontrar a melhor maneira de utilizar o novo Centro de Convivência. Gente boa.

- Se deu certo no Rio de Janeiro e em outros estados, também vai dar certo aqui a volta dos campeonatos. Esperamos agora uma luz no fim do túnel para a Série B do Campeonato Mineiro. Será que vamos passar o ano em branco? Se não houver substancial ajuda da Federação, os clubes desse Módulo B não terão como entrar em campo atendendo às exigências dos protocolos de segurança em saúde. Triste realidade, e pouco pode ser feito por eles.

Contatos com a coluna: e-mail - caixeta.aurelio@gmail.com.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO