21 de julho, de 2020 | 12:43
Lei Aldir Blanc em Ipatinga
Filó Incubadora e Ponto de Cultura oferece suporte a agente culturais
Com o objetivo de auxiliar os agentes culturais que pretendem enviar projetos para a Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, a Filó Incubadora Cultural e Ponto de Cultura está ofertando a 2ª Edição da Incubadora de Projetos Culturais, destinada aos interessados em ter acesso aos recursos da lei.A iniciativa está embasada na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, que vai beneficiar o setor cultural com recursos de auxílio emergencial no valor de R$600 (mães que criam sozinhas os filhos recebem o dobro), além de subsídio de três a 10 mil reais para espaços, grupos e movimentos culturais (pessoas jurídicas), e também custeará projetos culturais.
A primeira edição da Incubadora de Projetos Culturais aconteceu em 2019, orientando 20 agentes na elaboração de projetos culturais para a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Ipatinga. A segunda edição também será orientada pelo artista da dança e circo Carlos Passos, contando com o suporte técnico da produtora cultural Elizange Passos.
Por causa da pandemia e das medidas de segurança contra o Covid-19 não haverá encontros presenciais. Assim, é necessário que os participantes tenham acesso ao Whatsapp para participar do processo, que se dará de forma virtual.
Um grupo de trabalho vai dar suporte na criação da ideia artística e elaboração do projeto cultural dos agentes culturais, em três módulos: 1 - Cadastramento Cultural; 2 - Conhecendo a Lei Aldir Blanc; e 3 - Criação e elaboração de projetos culturais.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o próximo sábado (25), pelo telefone (31) 98892-0784 (WhatsApp), com Carlos Passos.
A Incubação de Criação de Projetos Culturais 2ª Edição irá orientar os agentes culturais sobre como fazer o cadastro no formulário online da Prefeitura de Ipatinga e esclarecer dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc.
Além disso, vai auxiliar na elaboração e gestão do projeto cultural, estimulando a criação, o desenvolvimento e demais ações que direcionem o projeto, de acordo com os critérios estabelecidos pelo futuro chamamento público, que ainda será lançado.
De acordo com Carlos Passos, muitos agentes culturais tem dificuldade de fazer o cadastro e elaborar um projeto cultural, assim, esse momento de incubação visa orientá-los e oferecer suporte, mostrando o passo a passo para conseguirem recorrer aos recursos da Lei Aldir Blanc.
A intenção é que cada participante saia do processo de incubação com o seu projeto pronto para ser entregue a Prefeitura de Ipatinga, quando houver o cadastramento das propostas culturais.
SERVIÇO:
Filó Incubadora Ponto de Cultura
2ª Edição Incubadora de Projetos Culturais
Inscrições até sábado 25 de julho
Informações e inscrições: (31) 98892-0784 (WhatsApp)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]