Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de julho, de 2020 | 15:59

Covid-19: saiba quem são os profissionais que desenvolvem a vacina

O processo de criação de uma vacina demanda tempo e muita pesquisa

Divulgação
São diversos profissionais da área de saúde que atuam em prol da cura para as doençasSão diversos profissionais da área de saúde que atuam em prol da cura para as doenças

A expectativa é grande para a chegada da vacina contra a Covid-19 no Brasil. Muitos se queixam da demora, mas poucos sabem sobre as etapas de criação e desenvolvimento da solução que nos deixará imune à doença. Demanda tempo e muita pesquisa.

A produção de vacina se inicia com as pesquisas, produção de artigos sobre o tema, testes em laboratórios e testes clínicos. São diversos profissionais da área de saúde que atuam em prol da cura para as doenças. Algumas áreas estão mais voltadas para o desenvolvimento de medicamentos, enquanto outras podem estar mais focadas no campo da pesquisa.

Confira os profissionais dedicados ao desenvolvimento de vacinas:

Farmacêutico

Profissionais formados no curso de Farmácia são indispensáveis no processo para a produção e utilização de medicamentos. O farmacêutico é responsável por combinar substância que ajudem na recuperação da saúde dos indivíduos, além de observar como a droga reage no organismo testado.

O farmacêutico também pode participar de equipes que desenvolvem vacinas, contribuindo com os seus conhecimentos e suas habilidades. Além disso, pode atuar com a fiscalização, verificação e autorização da produção farmacológica nas indústrias.

Biomédico

O biomédico é um profissional de extrema importância ao longo de todo o processo de pesquisa por novas vacinas. Os profissionais, em conjunto com a equipe que fazem parte, realizam um extenso estudo sobre a doença, suas causas, produção de anticorpos até se chegar à criação de uma vacina para o tratamento e a prevenção da patologia.

Formados no curso de Biomedicina, esses profissionais podem se especializar em diversas áreas, incluindo a imunologia, responsável pelo estudo do mecanismo de proteção do organismo contra doenças infecciosas causadas por microrganismos, biologia molecular, anatomia e fisiologia.

Médico Imunologista

Médicos imunologistas estudam o sistema imunológico e os seus diferentes aspectos. Para ser imunologista, profissional que atua na área, é necessário concluir a graduação em Medicina ou o curso de Biomedicina e, depois, se especializar em imunologia.

Nessa área, é possível se dedicar ao desenvolvimento de vacinas como forma de fortalecer o sistema para combater as doenças. Algumas das especializações em imunologia são: Imunoterapia, Imunologia clínica e Imunogenética.

Engenheiro químico

O engenheiro químico pode atuar no desenvolvimento de vacinas e de medicamentos. No primeiro caso, está apto para integrar as equipes multidisciplinares que buscam a cura para doenças. O profissional graduado na Engenharia Química também está apto para trabalhar com a produção de remédios, sendo responsável, principalmente, pelo processo industrial do produto. O profissional também está envolvido no desenvolvimento e/ou fiscalização de qualidade industrial de inúmeros produtos, como alimentos, remédios, cosméticos, têxtil e vários outros.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Francisca Suzana de Lima Silvestre

20 de novembro, 2020 | 11:33

“Muito bom respondeu minha pergunta ????”

Envie seu Comentário